Voltar para a página inicial

Por que usar protetor lateral no caminhão? Descubra!

Modificado em: dezembro 4, 2023

A utilização de protetores laterais em caminhões é importante na segurança das rodovias, sendo uma medida preventiva para minimizar os riscos de acidentes graves envolvendo veículos de carga. 

O uso dos protetores laterais de caminhões é obrigatório por lei e tem como objetivo garantir a segurança nas estradas, principalmente para minimizar os riscos de acidentes que incluam pedestres, ciclistas e motociclistas.

Continue lendo e saiba o que é o protetor lateral do caminhão, para que serve, por que utilizá-lo no seu veículo e quais os riscos de descumprir a legislação.

O que são e para que servem os protetores laterais do caminhão?

A proteção lateral do caminhão é uma espécie de grade metálica de segurança instalada nas laterais do veículo, mais especificamente nos espaços vazios entre os eixos da carroceria. 

Ao cercar a carroceria, essa proteção reduz o espaço vazio entre os pneus e componentes como estepe, tanque e caixa de ferramentas, dificultando a passagem por baixo da carroceria.

Assim, sua função principal é evitar que veículos menores como motos e bicicletas ou até mesmo pedestres adentrem essa área durante uma possível colisão.

A grande vantagem desse dispositivo está na prevenção de acidentes graves, considerando que caminhões, especialmente quando carregados, precisam de mais tempo e espaço para desacelerar e parar completamente em casos de emergência.

Quais veículos precisam colocar os protetores laterais do caminhão?

A norma estabelece que a proteção lateral é obrigatória apenas para caminhões, reboques e semirreboques que atendam às seguintes características:

  • carroceria acima de 55 cm do solo;
  • fabricados após 1º de janeiro de 2011, tanto nacionais quanto importados;
  • Peso Bruto Total (PBT) acima de 3.500kg.

Assim, apenas os modelos de caminhões, reboques e semirreboques que se enquadram nessas condições são obrigados, por lei, a ter a proteção lateral. 

Por que usar os protetores laterais do caminhão?

O uso dos protetores laterais do caminhão é fundamental para a segurança no trânsito e a prevenção de acidentes.

Além de serem obrigatórios segundo a legislação, os protetores laterais atuam como uma barreira de segurança, impedindo que pedestres, ciclistas e motociclistas sejam atingidos pelos pneus traseiros ou outros componentes do caminhão em caso de colisão.

O que diz a legislação sobre o assunto?

A Resolução Nº 323 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece a obrigatoriedade da proteção lateral em caminhões. Os detalhes dessa proteção são especificados na resolução, incluindo:

  • ter extremidades frontais curvadas para o lado de dentro;
  • ter uma altura inferior a 12 cm para o lado de dentro;
  • não ultrapassar a largura do veículo ou da carroceria;
  • estar até 3 cm para dentro da largura, próximas aos pneus;
  • manter uma distância de 2,5 cm dos componentes do caminhão e de 30 cm dos pneus em uso.

Descumprir essa regulamentação pode resultar em sérias consequências para os frotistas e proprietários de caminhões. 

Além do risco de graves acidentes e impacto na segurança das rodovias, a infração é considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade inclui 5 pontos na CNH, multa e retenção do veículo.

Como observado, a exigência da grade de proteção lateral para caminhões é uma medida para reduzir os danos em casos de acidente, com o objetivo principal de proteger ciclistas, pedestres e motociclistas.

Embora acidentes possam sempre ocorrer, a instalação da proteção lateral pode minimizar o risco de acidentes graves. Portanto, considerar essa opção é de extrema importância.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de mais assuntos relacionados aos caminhões e outros veículos de carga. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn.

Mitos e verdades sobre o PVC

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos