A produção de tambaqui em tanques rede é uma prática moderna e eficiente que, cada vez mais, ganha espaço na aquicultura sustentável. Isso se deve ao fato desse sistema aliar o cultivo intensivo do peixe à preservação ambiental, oferecendo alta produtividade e controle sanitário rigoroso.
Mas a infraestrutura de suporte, que envolve reservatórios de água e contenção de efluentes, exige soluções de alto desempenho. Com isso, é possível garantir a sustentabilidade do processo, através da adequada impermeabilização, que protege o ambiente e assegura a qualidade do cultivo.
Quer entender mais como isso funciona? Continue lendo este artigo e confira as informações dos tópicos a seguir:
- o que é e como a produção de tambaqui em tanques-rede otimiza a aquicultura;
- soluções Sansuy: geomembranas e geotêxteis para a sustentabilidade do tambaqui;
- o impacto da infraestrutura Sansuy na sustentabilidade da aquicultura.
Table of Contents
ToggleO que é e como a produção de tambaqui em tanques-rede otimiza a aquicultura?
Tanques-rede para tambaqui são estruturas flutuantes de material resistente, instaladas em reservatórios de água doce, que permitem o cultivo intensivo dessa espécie em um espaço controlado. Esse método possibilita alta densidade de estocagem, otimizando o uso do corpo hídrico disponível sem comprometer as condições ambientais naturais.
Para o sucesso da produção de tambaqui em tanques-rede, entretanto, é preciso haver reservatórios de água doce bem estruturados e áreas de manejo que facilitem a alimentação e a manutenção dos peixes. Assim, a eficiência desse sistema está relacionada à qualidade da água e ao manejo apropriado dos resíduos gerados pelo processo produtivo.
Também é necessário investir em soluções de impermeabilização para garantir o controle sanitário e a sustentabilidade no caso de tanques ou reservatórios escavados. Ou seja, ao evitar a contaminação do solo e o vazamento de efluentes, essas tecnologias para criar tambaqui mantêm o ambiente limpo, promovendo a saúde dos organismos cultivados e o bom funcionamento da criação de peixes.
Soluções Sansuy para a criação de tambaqui: qualidade e desempenho
As soluções Sansuy para aquicultura são desenvolvidas pensando nas demandas do aquicultor, incluindo as específicas da produção de tambaqui em tanques-rede. Para tanto, a Sansuy oferece diversas soluções, como o Vinitanq, e geomembranas, como a Vinimanta e Vinigeomanta, atendem os rigorosos padrões de qualidade e durabilidade.
Eles são essenciais para a impermeabilização de reservatórios e áreas de contenção, pois alinham inovação em piscicultura com sustentabilidade.
Leia mais: Como fazer o monitoramento da temperatura da água na aquicultura?
Vinitanq Sansuy: Tanque-rede ideal para aquicultura
O Vinitanq é a solução em tanque-rede da Sansuy que permite a produção de organismos aquáticos de variados tamanhos e formatos. Essa estrutura é ideal para ficar submersas na água, pois é fabricado com o legítimo Sannet, uma tela de poliéster de alta tenacidade recoberta com PVC flexível resistente à intempérie, o que assegura a maleabilidade necessária ao manejo de tambaquis, por exemplo.
Como o material do Vinitanq é específico para criação de peixes, consegue oferecer vantagens para aquicultura, como:
- Resistência e durabilidade;
- Maior flexibilidade para não causar lesões ou estresse aos peixes;
- Fácil observação dos peixes;
- Utilização de corpos de água que já existem;
- Baixo custo e rápido retorno do investimento.
Geomembranas de PVC Sansuy: Impermeabilização de reservatórios
A geomembrana de PVC da Sansuy é uma solução altamente eficiente para a impermeabilização de reservatórios escavados que abastecem os tanques rede para tambaqui. Isso ocorre porque se trata de uma manta que veda o solo, evitando infiltrações e dando segurança hídrica ao processo produtivo.
Além da resistência a perfurações a não-toxicidade das geomembranas é essencial para proteger a saúde dos peixes, já que mantém a água no padrão ideal para a criação do tambaqui. Esse importante item contribui ainda para a longevidade das estruturas e preservação da qualidade do ambiente aquático.
Gestão de efluentes e proteção estrutural com Geomembranas
A contenção e o tratamento dos efluentes no caso de tanques ou reservatórios escavados são desafios na produção de tambaqui em tanques-rede, inclusive, diante das exigências de executar práticas alinhadas à agenda ESG. Assim, as geomembranas são mais uma das soluções Sansuy para aquicultura, pois servem como revestimento de lagoas de tratamento e protegem as bases estruturais dos reservatórios.
Esses materiais proporcionam a estabilidade do solo, evitam a erosão e facilitam o manejo dos resíduos, o que reflete em menos impactos ambientais. Dessa forma, contribuem para uma aquicultura sustentável sem que haja o risco de contaminação dos corpos d’água e do solo adjacente.
Impacto da infraestrutura Sansuy na sustentabilidade da aquicultura
A adoção dos produtos Sansuy na produção de tambaqui representa um avanço importante na busca por soluções inovadoras em pisciculturas que respeitam a natureza. Afinal, a impermeabilização adequada impede a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, preservando os recursos naturais e evitando prejuízos ambientais.
Leia mais: Eficiência e Sustentabilidade na Aquicultura: Como os Produtos da Sansuy Otimizam Sistemas RAS
Tanques-rede: Controle e redução do impacto ambiental
O uso de tanques-rede, como o Vinitanq, contribui significativamente para o controle e a redução do impacto ambiental na aquicultura ao permitir também a produção em corpos d’água já existentes sem a necessidade de grandes escavações ou desmatamentos.
A tecnologia do material Sannet é um diferencial sustentável, pois sua malha de alta tenacidade não oferece resistência à passagem da água, promovendo uma renovação constante que mantém os níveis de oxigênio e facilita a dispersão natural de metabólitos.
Além disso, o uso de acessórios estratégicos, como o comedouro, evita o desperdício de ração e a consequente poluição do leito hídrico por excesso de matéria orgânica, enquanto a estrutura flexível e modular garante um manejo que respeita o bem-estar animal e a regeneração do ecossistema local.
Maior eficiência produtiva e sanidade dos organismos
A utilização do Vinitanq eleva a eficiência produtiva ao aliar um sistema modular de fácil expansão a um manejo simplificado, que agiliza processos de limpeza e manutenção.
A sanidade dos organismos é um dos pilares dessa tecnologia, uma vez que o material Sannet é flexível e livre de nós, eliminando o estresse e as lesões físicas em peixes e camarões.
Além disso, a alta capacidade de renovação de água e oxigênio da malha, somada ao uso de acessórios como a tampa protetora e o comedouro, garante um ambiente controlado que previne doenças, evita a ação de predadores e otimiza os índices zootécnicos, resultando em uma engorda mais rápida e saudável.
Portanto, a produção de tambaqui em tanques-rede depende diretamente da qualidade da infraestrutura. Desse modo, as soluções Sansuy são essenciais para otimizar o cultivo, preservar o ambiente e atender às demandas do mercado e da sociedade por práticas responsáveis.
Neste cenário, as soluções Sansuy, como o Vinitanq, viabilizam manejo eficiente e sustentável para criação de tambaquis em tanques-rede. Desse modo, contribuindo para a segurança ambiental, a eficiência produtiva e a viabilidade do setor.
Saiba como a Sansuy pode ajudar na produção sustentável de tambaqui com soluções de alta performance para impermeabilização e contenção e a estrutura Vinitanq. Entre em contato com nossos especialistas.