+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Geomembrana de PVC: conheça seus principais usos em diferentes segmentos

Modificado em: junho 6, 2024

A geomembrana de PVC é uma manta flexível usada na impermeabilização de projetos que precisem de uma proteção eficiente contra a infiltração de líquidos e gases. Ela é usada em vários segmentos do mercado pela sua durabilidade, resistência e rapidez na instalação, além de apresentar um excelente custo-benefício.

Fizemos este artigo especial para mostrar a você as principais utilidades da geomembrana e como esse produto pode ser vantajoso para o seu projeto. Continue a leitura para conferir!

Construção civil

Devido a sua versatilidade e alta tecnologia empregada nos processos de fabricação, a geomembrana tem diversos usos no setor da construção civil. Ela é aplicada na impermeabilização de lajes, túneis, muros de contenção, reservatórios de água, entre outras finalidades.

Suas propriedades são especialmente benéficas para a contenção de resíduos poluentes nas grandes cidades. Por isso, as mantas de PVC são instaladas em obras de saneamento que visam a preservação de recursos naturais, como aterros sanitários, estações de tratamento de água e canais de irrigação.

As geomembranas também funcionam como uma barreira contra infiltrações em imóveis, prevenindo danos estruturais e a proliferação de mofos. Isso é especialmente útil em regiões úmidas, pois as mantas também são eficazes contra a entrada de vapores nas construções.

Indústrias

A geomembrana é resistente a corrosões químicas quando são utilizados materiais de boa qualidade na sua fabricação. Essa é uma das características que fazem dela uma grande aliada das empresas que lidam com substâncias perigosas. Veja a seguir seus principais usos nas indústrias.

Mineração

Na indústria da mineração, a geomembrana é comumente aplicada no revestimento de lagoas de evaporação. Elas consistem de escavações no solo para onde é encaminhada a água residual das operações, até que seu volume seja reduzido pela ação solar. Sua impermeabilização é necessária para evitar a contaminação do solo com produtos químicos.

Outro uso recorrente é na cobertura de sistemas de lixiviação, projetados para a extração de minerais do solo ou a condução dos materiais para projetos de mineração. Essas construções são bastante complexas e exigem mantas impermeáveis tanto por questões técnicas quanto ambientais.

Transporte

No segmento dos transportes, as geomembranas ajudam a solucionar vários problemas relacionados ao deslocamento de líquidos. Na construção de estradas, por exemplo, elas impedem a subida de água subterrânea para as rodovias e a contaminação dos solos com os componentes tóxicos dos asfaltos.

As membranas também estão presentes nos sistemas de impermeabilização de túneis, sendo importantes para a retenção da água que se infiltra na obra e o seu posterior escoamento para os sistemas de drenagem.

Agronegócio

A escassez de recursos hídricos é um dos maiores desafios enfrentados por propriedades rurais, principalmente quando localizadas em regiões de seca. A geomembrana é uma solução importante para o agronegócio, pois viabiliza o armazenamento de grandes quantidades de água limpa e o correto gerenciamento dos resíduos das fazendas.

Tratamento de dejetos de animais

O despejo inadequado de dejetos da pecuária é uma prática prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana. Os excrementos de animais emitem odores desagradáveis e gases tóxicos como amônia e sulfeto de hidrogênio, além de criarem um ecossistema favorável à proliferação de doenças.

A geomembrana é eficaz para esses problemas porque isola tanto os resíduos líquidos quanto os gasosos, de modo que não causem riscos sanitários. Uma solução ainda mais eficiente é decompor esses componentes com o auxílio de biodigestores rurais, os quais produzem fertilizantes e bioenergia para as fazendas.

Armazenamento de água

Além da impermeabilidade, a geomembrana tem propriedades que dificultam a proliferação de microrganismos na sua superfície. Essas características fazem dela um dos melhores revestimentos para reservatórios e outros equipamentos que exigem a preservação da água em condições ideais para o consumo.

As mantas contribuem para o gerenciamento hídrico de propriedades rurais, uma vez que permitem o armazenamento de águas pluviais. Isso não apenas ajuda no combate de problemas da escassez, como também promove economia para os empreendimentos e um consumo mais consciente.

Irrigação

Os canais de irrigação são uma técnica muito usada na agricultura para umedecer o solo das plantações. Eles são benéficos tanto para a produção agrícola quanto para o meio ambiente, pois ajudam a repor os nutrientes do solo e garantem que água de qualidade esteja sempre disponível às plantas na quantidade certa.

Esses canais precisam ser recobertos com materiais que previnam erosões e perdas por infiltrações. A geomembrana é uma das soluções mais eficientes no mercado para essa finalidade, por serem muito duráveis, impermeáveis, fáceis de instalar e se adaptarem a vários tipos de superfície.

Criação de organismos aquáticos

Muitos negócios de aquicultura utilizam sistemas escavados para a criação de peixes e outros organismos aquáticos. Embora essa seja uma opção válida, é preciso tomar alguns cuidados para assegurar a saúde dos animais e evitar os danos ambientais associados a esse tipo de produção.

A transmissão de doenças é um risco comum em viveiros que não apresentam nenhum tipo de cobertura, devido ao contato direto dos animais com o solo desprotegido. A geomembrana contribui para a segurança sanitária na aquicultura porque impede essa interação e facilita a limpeza e a higienização dos criadouros.

Mantas específicas para a criação de organismos aquáticos são fabricadas em materiais atóxicos e que apresentam resistência à proliferação de microrganismos patógenos. Elas ajudam a criar ambientes favoráveis ao bem-estar animal e, consequentemente, a melhorar a produtividade da fazenda.

Seja qual for o seu projeto, a instalação das mantas geossintéticas exige alguns cuidados para que o revestimento realmente cumpra a sua função e traga os benefícios esperados. Painéis montados de forma inadequada podem desenvolver rugas em decorrência de ventanias ou variações de temperaturas, por exemplo, dentre outros problemas.

Por isso, recomendamos que você utilize apenas mão de obra especializada na aplicação da geomembrana de PVC. Equipes habilitadas para esse tipo de trabalho saberão como instalar o produto de acordo com as especificações do seu negócio e os procedimentos técnicos requeridos pela NBR 16199:2020 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Quer ficar por dentro das novidades sobre a geomembrana e outras inovações? Curta agora mesmo a nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos exclusivos da Sansuy!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos