+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Percolação da água: Entenda o que é e qual sua importância

Modificado em: maio 31, 2023

Apesar de ser um termo técnico muito comum na engenharia e geotecnia, a percolação da água é um assunto importante por diversos motivos — principalmente para profissionais e empreendedores que atuam em atividades no agronegócio, que envolvem cultivos ou criações.

Nesse contexto, a percolação representa o andamento da água no interior do solo, ou seja, os movimentos da água subterrânea. Uma atividade lenta, que tem a capacidade de influenciar nas características do solo, sobretudo, interferindo na estabilidade e condições de uso de um terreno.

Se você deseja entender melhor sobre a movimentação subterrânea da água e como pode influenciar nas suas atividades, vamos ajudar. Continue a leitura deste post e saiba o que é a percolação da água, sua importância e outras informações relevantes sobre o assunto!

O que é a percolação da água?

A percolação consiste no movimento subterrâneo da água no solo, ou seja, a movimentação descendente da água abaixo da superfície do solo. Trata-se de fator que acontece de forma lenta, em que a água pode levar dias para percorrer poucos metros de profundidade.

Sendo assim, quando acontece a percolação passa a se chamar água subterrânea, a mesma coletada por meio de poços artesianos para o consumo humano e animal. É uma etapa do ciclo hídrico, pois após a percolação a água pode retornar a superfície da terra em mananciais e nascentes.

Como esse processo acontece?

O processo da percolação da água acontece de forma simples, apesar de existirem diversas variáveis que interferem no movimento. Quando o volume de água é maior do que a capacidade de absorção do solo, acontece a perda de água pela atividade de percolação.

Nesse contexto, muitos fatores têm influência direta na percolação da água, por exemplo:

  • volume de chuvas;
  • condições do relevo do terreno;
  • época do ano;
  • taxa de evapotranspiração;
  • características e composição do solo;
  • camada vegetal;
  • escoamento do solo;
  • capacidade de armazenamento de água do solo.

Portanto, a percolação da água é um processo que acontece de diferentes formas, de acordo com cada região e características do solo. Sendo assim, é um fator que deve ser avaliado individualmente, para ter precisão e entender como acontece o ciclo em determinada propriedade.

Qual a relação com outros movimentos?

O ciclo da água compreende diversos fatores, desde as chuvas, escoamento, nascentes e evapotranspiração. Dessa forma, todos os processos têm relação intensa entre si, com variações que acontecem de acordo com cada região, como você viu até aqui.

Diante disso, para entender melhor como tudo funciona e ter clareza para utilizar essas informações nas suas atividades é importante saber qual a relação da percolação da água com outros processos, pois podem influenciar na disponibilidade, transporte e armazenamento da água na sua propriedade.

Veja a seguir, qual o conceito e relação dos principais processos relacionados com a percolação da água!

Precipitação

A precipitação é quando a água se forma na atmosfera e cai novamente na terra. Em outras palavras, a chuva é um tipo de precipitação, que cai no solo e com o escoamento superficial, infiltra e inicia-se o processo de percolação da água.

Escoamento

O escoamento superficial é um processo em que a água flui sobre uma superfície devido a ação da gravidade, da parte mais alta para as mais baixas. Quando o solo está saturado devido ao longo tempo e volume de escoamento, parte da água percola no solo se tornando subterrânea.

Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento é o quanto o solo pode reter a água, sem que haja perdas para a percolação ou escoamento. Trata-se de um fator importante para profissionais que lidam com plantações, pois interferem diretamente nos nutrientes presentes no terreno.

Quais os níveis de umidade relacionados à percolação?

O solo é um meio poroso composto por diferentes substâncias minerais, que tem a capacidade de armazenar a água em seus poros. Sendo assim, é possível classificar os solos de acordo com o nível de umidade que ele apresenta, o que está diretamente relacionado com a percolação.

Saiba quais os níveis de umidade dos solos!

Solos secos

Os solos secos são aqueles em que os poros estão preenchidos apenas por ar, com baixa concentração de água e matéria orgânica. Em determinadas situações, o solo passa por longos períodos sem ter contato com um bom volume de água e pode apresentar rachaduras e fissuras.

Solos úmidos

Os solos úmidos são aqueles que apresentam água e ar entre os poros, geralmente em regiões que contam com chuvas regulares. É um dos tipos de solos que podem ser mais nutritivos e oferecem boas condições para diversas atividades no agronegócio.

Solos saturados

Solos saturados são os que são preenchidos completamente por água, sem ar nos poros. Sendo assim, perdem a capacidade de reter a água e acontece o processo de escoamento e percolação — situação muito comum em locais de chuvas intensas ou próximos a cursos d’água.

Por que a percolação é um assunto importante?

Para executar um bom trabalho, todo profissional que atua na construção civil ou agronegócio deve compreender bem as características técnicas do solo. Trata-se de uma forma para ter uma atuação abrangente e maior eficiência para lidar com os desafios diários.

Nesse contexto, a percolação da água é um assunto muito importante e que vai ajudar a entender melhor o local de trabalho. Sobretudo, se há boa disponibilidade de água subterrânea, entender o fluxo de escoamento e a necessidade de intervenções para evitar problemas.

Portanto, considerar esse fator é fundamental para garantir tarefas com alto nível de excelência, sem causar danos aos processos naturais. Além disso, contribui muito para a evolução técnica do seu perfil profissional, o que é imprescindível para alcançar seus objetivos.

Podemos concluir, que a percolação da água é um termo técnico que tem influência direta com diversos fatores e deve ser considerado. Afinal, entender melhor o comportamento e propriedade do solo é essencial para evitar riscos e garantir a excelência nas atividades.

Gostou do post? Agora que você viu informações relevantes sobre a percolação da água, não perca tempo e deixe aqui o seu comentário! Compartilhe conosco a sua opinião e experiência com esse importante assunto para sua profissão!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos