Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
A SansuyCultura do Plástico

Pandemia de coronavírus: como os materiais de plástico podem ajudar?

Pandemia de coronavírus

Em tempos de incertezas nessa atual pandemia de coronavírus, nossas maiores armas de combate são a informação e a precaução. Ainda é cedo para estimar uma previsão para o “novo normal”, porém, as pesquisas avançam a cada dia, tanto no Brasil, quanto no mundo.

Ao mesmo tempo em que cientistas, médicos e pesquisadores da linha de frente enfrentam rotineiramente o novo inimigo em busca de medicamentos, vacinas e tratamentos, outras soluções surgem como alternativas para combater, frear ou, pelo menos, minimizar os impactos da doença mundo afora.

Entre todas elas, destaca-se um importante aliado nessa luta: o plástico. Afinal, o material tem inúmeras vantagens frente ao contágio do vírus e sua flexibilidade tem permitido que empresas, governos e pessoas encontrem soluções práticas e eficientes de prevenção e combate à pandemia.

Quer entender melhor essa relação do plástico com o enfrentamento do coronavírus? Então, continue a leitura e confira as dicas a seguir. Vamos lá!

Como o plástico se tornou um aliado no combate do coronavírus?

Podemos não associar esse importante papel do plástico contra o coronavírus em nosso dia a dia, mas a verdade é que esse tipo de material está presente em quase tudo em nossas vidas, desde o frasco de álcool em gel até as embalagens que protegem os alimentos, chegando até nas máscaras de proteção, luvas e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Além disso, como veremos ao longo deste texto, o plástico na pandemia de coronavírus tem servido para muitos governos e instituições no combate direto à doença, como na montagem de hospitais, postos de atendimento e galpões emergenciais temporários.

O material se tornou grande aliado não só pela sua flexibilidade e facilidade produção, mas também pelas inúmeras vantagens de higienização e durabilidade. Confira mais a seguir todos esses benefícios.

Quais as vantagens do uso do plástico durante a pandemia de coronavírus?

Com bem resumimos, o plástico tem se tornado fundamental para o combate e prevenção do coronavírus, direta ou indiretamente. Muitas das suas características têm permitido que entidades e governos do mundo inteiro utilizem de alternativas eficientes à base do material, proporcionando vantagens e resultados incríveis contra a pandemia de coronavírus.

Para exemplificar melhor isso, destacamos algumas destas vantagens que o plástico traz nesse momento tão importante para nossa sociedade. Confira!

Extremamente versátil

Uma das principais características do plástico frente a outros tipos de materiais é versatilidade de sua fabricação. Como vimos, o material está presente desde em equipamentos de proteção individual até na cobertura de espaços de combate direto à doença.

Isso prova como o produto é versátil e pode ganhar formas distintas em um cenário altamente dinâmico e que pode mudar a qualquer hora.

Alta resistência

O plástico também se caracteriza pela sua alta resistência às intempéries, atritos e até a impactos. Por não ser oxidante e não sofrer alterações com o contato frequente de outros elementos — como água, chuva, luz solar, poeira, baixas temperaturas etc. —  o material conta com uma durabilidade superior a muitos outros produtos.

Além disso, levando em consideração que o plástico pode estar presente nos mais variados tipos de equipamentos, outro fator muito importante nesse momento é a proteção que o material pode proporcionar a determinados conteúdos. Por exemplo, recipientes, contêineres, tanques e até bolsas estão sendo essenciais para proteger, armazenar e transportar diversos materiais essenciais, como medicamentos, água, equipamentos, entre outros.

Isolamento térmico

Além da alta resistência, o plástico funciona como um excelente isolante térmico, o que é fundamental em diferentes fatores durante esse período. Nesse quesito, o material está presente desde as caixas protetoras para medicamentos, até na cobertura de espaços temporários montados para atendimento ao público, por exemplo, como lonas, tendas e barracas.

Facilidade de higienização

Uma das principais armas que temos hoje contra a COVID-19 é a higienização constante de nossas mãos, assim como dos ambientes de circulação de pessoas. Indiscutivelmente, as superfícies de plástico são muito mais fáceis de se lavar e esterilizar no dia a dia do que muitos outras.

Por isso, tendas e lonas têm sido uma boa alternativa em hospitais, postos, feiras e serviços essenciais em geral, que ainda estão operando, justamente pela praticidade e facilidade na higienização.

Redução de custos

Outro fator muito positivo do uso do plástico contra a pandemia do coronavírus é o excelente custo-benefício de seus materiais. Por exemplo, um hospital de campanha emergencial ou um posto de atendimento ao público montado com lonas e tendas tem um custo de montagem significativamente mais baixo do que qualquer projeto de construção civil, além de poderem ser montados, transportados e transferidos a qualquer momento e em tempos recordes.

Além disso, esses projetos tendem a ser mais simples e práticos num momento como esse, o que dispensaria, por exemplo, uma preparação especial do terreno, análise técnicas demoradas e aprovações para obras.

Quais soluções da Sansuy que podem ajudar na crise do coronavírus?

A Sansuy é referência nacional na fabricação e distribuição de inúmeros produtos e equipamentos em plástico. Hoje, com todas as necessidades previstas pelas empresas, governos e entidades, nossa equipe está pronta para atender às mais diferentes demandas e contribuir nessa luta com algumas de nossas soluções.

Abaixo, destacamos uma pequena lista de produtos oferecidos e que podem auxiliar na infraestrutura e no combate direto à pandemia do coronavírus, como:

  • barracas DC, como postos de atendimento ao público, clínicas temporárias, base de suprimentos etc.;
  • tanques pipas, como compartimentos para armazenagem, transporte eficiente e seguro de água para as regiões afetadas;
  • vinilgalpão, como excelente alternativa para a montagem de postos de combate, hospitais de emergência e no auxílio de serviços essenciais em geral;
  • abrigos rurais, também como alternativa para espaços temporários;
  • lonas e tendas em geral, como proteção dos espaços;
  • Laminados de PVC: Laminados de PVC que são oferecidos para comfecção de materiais essenciais para a proteção, como cortinas hospitalares, aventais e capas protetoras para colchões.

Enfim, essas são algumas dicas e informações úteis sobre como o plástico se tornou um grande aliado no combate a atual pandemia de coronavírus. Ainda que não tenhamos uma solução definitiva, todas as linhas de frente, em conjunto com a sociedade, devem fazer o seu papel individual e reduzir os riscos até o fim dessa crise. A Sansuy está junto nessa luta!

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais e espalhe essas informações ao máximo de amigos e profissionais, para que possamos, o mais cedo possível, voltar às nossas normalidades. Cuide-se de você e dos próximos!