+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Minerais orgânicos na aquicultura: descubra seus benefícios!

Modificado em: maio 31, 2023

Você sabe o que são os minerais orgânicos? A aquicultura é um segmento que está em grande expansão no Brasil, com um futuro promissor. Sendo assim, adotar formas para alcançar a produtividade e um bom potencial nutricional é indispensável.

Nesse contexto, os minerais orgânicos se destacam como uma ótima alternativa para favorecer o desenvolvimento saudável dos peixes — além dos fatores nutricionais, os minerais também são eficazes para a sustentabilidade e desempenho, fatores importantes para todo produtor.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto e aumentar as oportunidades de sucesso do seu negócio, este post vai ajudar! Continue a leitura e saiba o que são os minerais orgânicos, quais os benefícios proporcionam e como podem ser utilizados na aquicultura!

O que são os minerais orgânicos?

O desenvolvimento saudável de uma espécie animal está relacionado com a qualidade do meio, cuidados com a saúde e uma alimentação nutritiva. Quando se trata de uma produção em larga escala, esses fatores devem ser ainda mais observados, para garantir a qualidade e segurança.

Sendo assim os minerais orgânicos, também chamados de quelatados, surgem como uma alternativa importante. Consiste em compostos metálicos ligados quimicamente a substâncias orgânicas, como aminoácidos, peptídeos e outros, formando estruturas de alta biodisponibilidade mineral.

Para que os minerais orgânicos servem?

Os minerais orgânicos são utilizados para melhorar o desempenho e o desenvolvimento das criações em diversos tipos — tanto nos tanques de peixes, criação de suínos, frangos de corte e demais atividades, favorecendo uma melhor dieta nutritiva e ganho de peso.

Em outras palavras, os minerais orgânicos são incluídos na dieta dos animais e contribuem para a melhor absorção de nutrientes. Por cumprir uma função biológica importante para os peixes, servem para elevar o potencial nutritivo, conversão alimentar e o resultado final.

Quais os benefícios de utilizar na aquicultura?

O uso dos minerais orgânicos na aquicultura vem demonstrando resultados satisfatórios, que vão além das questões nutricionais. Trata-se de um ingrediente que auxilia a melhorar todo o ambiente de criação de peixes, elevando a performance da produção.

Sendo assim, os profissionais da aquicultura contam com uma solução eficaz para melhorar os resultados a curto e médio prazo. Com um desenvolvimento saudável dos peixes e ganho de peso, as oportunidades para se destacar no mercado serão elevadas.

Além disso, veja a seguir quais os principais benefícios que os minerais orgânicos proporcionam para a aquicultura!

Melhora da qualidade da água

Os minerais orgânicos também auxiliam na qualidade e preservação da água, criando melhores condições para o crescimento dos animais. Afinal, se os minerais não são usados corretamente, ficam perdidos no meio e causam impactos negativos na qualidade da água.

Além disso, os minerais são relacionados com compostos orgânicos, por isso, se dissolvem menos, melhorando a digestão dos peixes. Assim, é mais fácil realizar filtrações e preservar a qualidade da água sempre em bons estados, tornando-o mais vantajoso em relação aos minerais inorgânicos.

Produção de peixes saudáveis

Os minerais orgânicos favorecem o sistema digestivo dos peixes, sendo absorvidos, armazenados e utilizados no metabolismo com maior facilidade, reduzindo excreções. Diante disso, o peixe se desenvolve de forma saudável, mais existente ao estresse durante os períodos reprodutivos e com um ótimo produto final.

Inclusive, os minerais orgânicos também contribuem para ajudar na imunidade dos animais, evitando diversos problemas. Dessa forma, é possível estimular a reprodução, reduzir a taxa de conversão da alimentação, favorecer o crescimento e aumentar a produtividade consideravelmente.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto muito importante e cada vez mais inserido no meio empresarial, industrial e principalmente no agronegócio. Sobretudo, é um aspecto relevante para fins comerciais, pois os clientes priorizam negócios que adotam boas práticas de produção e preservação ambiental.

Nesse sentido, o uso de minerais orgânicos na aquicultura contribui para uma produção consciente, preservando também o bem-estar animal. Sobretudo, é uma forma de utilizar produtos menos agressivos ao meio ambiente e que preservam a qualidade da água.

Concentrações mais baixas

Outra vantagem importante dos minerais orgânicos é a baixa concentração, principalmente em relação aos inorgânicos. Sendo assim, é necessário uma quantidade menor de orgânicos para garantir o mesmo desempenho e benefícios para a produção.

Esse fato acontece devido à biodisponibilidade dos microminerais orgânicos, que torna mais fácil a absorção pelo trato digestivo dos peixes. Diante disso, é possível ter bons resultados com o uso de menores concentrações, o que também resulta em economia para o empreendedor.

Impactos positivos na performance

Além de todas essas vantagens, o uso dos minerais orgânicos na produção também contribui para elevar a performance de toda a criação. Com o tempo, os peixes vão se desenvolver com maior consistência e saúde, acima da média de propriedades que utilizam outros métodos.

Portanto, é um investimento importante para conseguir melhorar continuamente os resultados na aquicultura e atingir os objetivos. Além de agregar diferenciais competitivos fundamentais para melhorar o alcance no mercado e oferecer alimentos nutritivos, saudáveis e saborosos.

Como os minerais orgânicos podem ser utilizados?

Para ter uma utilização de minerais orgânicos adequada na aquicultura, é indispensável considerar alguns fatores. Principalmente, relacionados ao tipo de espécie, ambiente e dieta adotada, para saber qual a proporção correta, sem ter excessos ou faltas.

Sendo assim, é importante contar com apoio profissional especializado para identificar a melhor estratégia para inserir os minerais orgânicos na alimentação da maneira apropriada — que contribua para o desenvolvimento saudável e produtivo dos peixes, evitando prejuízos.

Além disso, também é essencial seguir as orientações técnicas específicas para o uso dos minerais orgânicos na aquicultura. Dessa forma, é possível ter tranquilidade para manter a dieta dos peixes e usufruir de todos os benefícios para a sua produção.

Contudo, outro ponto essencial é monitorar o desenvolvimento dos resultados após o uso dos minerais orgânicos. Para isso, considere o ganho de peso, aumento da quantidade de indivíduos e outros indicadores utilizados na gestão da propriedade.

Como você percebeu, os minerais orgânicos são imprescindíveis para a aquicultura e proporcionam vantagens importantes. Em vista disso, é uma possibilidade para considerar, pois contribui para elevar o potencial nutritivo, promover a sustentabilidade e a qualidade na produção.

Gostou do post? O que achou de saber mais sobre os minerais orgânicos? Agora que está bem informado, compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto! Vamos conversar sobre esse importante fator para a evolução da aquicultura!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos