Voltar para a página inicial

Lona para cobertura: como mudar a área de lazer da sua casa sem reforma

Modificado em: maio 31, 2023

Obras e reformas podem ser bem desafiadoras para quem precisa fazer mudanças em casa. Contudo, existem várias formas de alterar a estética e a funcionalidade do lar sem a necessidade de quebra-quebra. Uma delas é a aplicação de lona para cobertura em áreas externas.

Para quem procura essa solução, mas não quer investir tempo e dinheiro em reformas que envolvem construções de estruturas de metal, aço, chapas e telhados, descobrirá que existe uma opção muito mais simples para chegar ao mesmo resultado. A lona para cobertura é uma forma rápida, prática e econômica de resolver essa questão.

Para conhecer características, benefícios e detalhes desse tipo de cobertura, confira o artigo a seguir!

O que é uma lona? 

A lona é um material impermeável muito versátil, é destinada para diferentes fins. Pode ser usada como lona de cobertura de ambientes, produção de barracas, móveis, proteção de bens como automóveis e produtos transportados por caminhões de cargas. Além disso, oferece uma grande praticidade na aplicação, independentemente do local onde for aplicado.

Uma lona é um material que pode ter vários tratamentos diferentes, como a proteção contra raios ultravioleta, aditivo antifúngico, entre outros. Esse tipo de material oferece alta resistência, durabilidade e qualidade. Além disso, existem diferentes tipos de lonas, confeccionados com materiais diversos para atingir diferentes objetivos.

Por que utilizar lona para cobertura?

O uso de lona para cobertura no ambiente externo da residência é uma excelente solução para evitar grandes reformas e garantir a proteção ideal para os ambientes. Isso porque existem diferentes tipos de materiais para atender a demandas específicas. Se a pessoa desejar algo mais personalizado, a lona de PVC possibilita aplicar estampas. É um benefício para quem quer combinar a cobertura com a decoração do lar.

Além disso, os outros tipos de lonas para cobertura oferecem um diferencial. Como a lona de policarbonato, que mantém a iluminação do lar, e a tela microperfurada, que mantém a ventilação. Independentemente da escolha, todas oferecem diversas vantagens, como veremos a seguir.

Solução rápida

Para quem procura uma solução prática para cobrir áreas externas, essa é uma excelente solução. Isso porque não há a necessidade de fazer grandes reformas, com pedreiros e construção de estruturas metálicas, cimentadas, telhados e construções mais demoradas e trabalhosas. A lona para cobertura é de fácil aplicação, somente necessitando de um suporte de metal para fixação, pode ser utilizada na confecção de toldos, que é uma excelente alternativa para decoração e proteção de ambientes.

Praticidade

A lona para cobertura oferece praticidade não somente na aplicação, também é uma excelente escolha para quem procura agilidade na hora de limpar e de manusear. Isso porque é feito de material leve e maleável. Ainda, é uma forma de economizar tempo, pois é muito mais rápido colocar a lona para cobertura com o suporte de metal que montar uma estrutura inteira para cobertura.

Econômico

Além disso, é uma forma econômica de cobertura. Isso porque a lona pode ser feita de diferentes materiais e com preços variados. Oferece um custo-benefício favorável em comparação às grandes reformas, pois o valor investido é para comprar somente a lona e o suporte, diferentemente das estruturas maiores, que necessitam do investimento em diversos materiais para construção e mão de obra.

Personalização

Com o uso da lona para cobertura, é possível ter um ambiente mais personalizado, de acordo com o interesse da pessoa que adquire o produto. É viável fazer uma composição visual com materiais estampados, translúcidos para valorizar a iluminação ambiente, microperfurados, entre outros efeitos imagéticos.

Quais são os tipos de lona?

Existem diferentes tipos de lona para diversas aplicações. Para que a pessoa possa escolher a ideal para sua casa, é necessário conhecer as características delas. Cada uma consegue atender a demandas específicas de quem busca por uma cobertura. Logo, falaremos sobre os tipos e os detalhes das lonas para cobertura.

Lona vinílica

A lona para cobertura vinílica, ou de PVC, é a mais conhecida no mercado. Oferece facilidade de manuseio e tem um ótimo custo-benefício. É comum encontrar esse tipo de lona em residências ou comércios, isso por conta de sua versatilidade e de diversas dimensões disponíveis, no geral esse material é utilizado para confecção de toldos, item facilmente encontrado em diversos projetos de arquitetura e decoração. Esse tipo de de material, também, oferece alta resistência a temperatura, umidade e é fácil de limpar. Esse é o tipo de lona que é possível de ser estampado, para combinar com o restante da casa.

Tela microperfurada

A tela microperfurada é outra opção de lona para cobertura. Esse tipo de material possibilita a maior ventilação do local, visto que seus furos permitem a passagem do ar. Além disso, para ambientes com ventos muito fortes, são uma boa solução para minimizar os efeitos da ventania. Outro benefício desse tipo de lona é manter a temperatura local.

Policarbonato

A lona para cobertura de policarbonato é uma solução interessante para quem procura manter a luminosidade natural do ambiente. Isso porque é um tipo de lona translúcida, não bloqueando os raios solares e, ainda, dispondo de proteção contra raios UV e água.

Como escolher a lona correta para cada área?

A lona para cobertura ideal para cada ambiente deve ser escolhida de acordo com a necessidade de quem busca e as características de cada material. Para quem busca maior conforto térmico para ambientes quentes a lona de PVC tem a característica de reter a temperatura.

Quando há o cultivo de plantas e vegetais nas áreas externas, por exemplo, em varandas, pode ser aplicada a tela microperfurada ou tela sannet, pois garante a ventilação, bloqueando os ventos mais intensos.

Sabendo de todos os detalhes sobre a lona para cobertura, é possível escolher a que mais se adéqua às necessidades do consumidor. Por isso, existem diferentes materiais, preços e soluções. Esse tipo de cobertura é ideal para quem quer fugir de grandes reformas, que dão mais trabalho, são mais caras e demandam mais tempo de execução. Por isso, é uma solução prática, econômica e rápida para colocar uma cobertura na casa.

Gostou do artigo? A Sansuy é especialista no assunto. Entre em contato conosco para saber mais!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos