Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades

Lona de caminhão

50 anos da vinilona: tradição e qualidade nas rodovias brasileiras

50 anos da vinilona

O ano de 2019 traz um marco histórico para a história da Sansuy e das lonas de caminhão no Brasil: os 50 anos da vinilona! O produto revolucionou o mercado e trouxe uma opção de qualidade para os caminhoneiros que sempre estiveram em busca de resistência e funcionalidade. A vinilona foi um ponto de mudança, e, hoje, é uma tradição que pode ser vista nas estradas de todo o país.

Todo esse tempo sendo líder de mercado não é à toa. O produto tem diferenciais competitivos e que fazem realmente valer o investimento. Neste post, você conhecerá um pouco mais sobre o meio século de história da vinilona, saberá seus diferenciais e como foi sua evolução até hoje. Confira!

O início da Sansuy

Desde 1966, a Sansuy se mantém com o mesmo objetivo: garantir produtos que realmente façam a diferença no cotidiano dos consumidores. Tudo começou com mangueiras para pulverizadores, que eram o foco do negócio naquela época.

As oportunidades de mercado ampliaram a visão da empresa, que soube como estender seu alcance. O Brasil crescia em sua agricultura, o que gerou uma demanda de produtos e acessórios para produtores agrícolas de milho, soja, algodão e outros. Foi então que a Sansuy começou a produzir lonas de PVC para a proteção de cargas de caminhões, com foco nos transportadores da região Sul do Brasil.

A criação da vinilona

A vinilona surgiu diante da observação das necessidades básicas do agricultor. Até o momento de sua criação, em 1969, as lonas existentes no mercado eram confeccionadas em algodão, absorvendo a umidade e deixando o produto mais pesado. Para longas viagens com mudanças climáticas, esse tipo de produto colocava em risco a integridade de alguns tipos de cargas.

Com isso, a vinilona chegou ao mercado com uma proposta diferente: a sua lona era confeccionada em materiais sintéticos, ou seja, ela trazia maior maleabilidade, impermeabilidade, praticidade, fácil limpeza e mais leveza. Naquele momento, essas características eram exatamente o que o caminhoneiro precisava, e foi justamente isso que deu início a história de sucesso da vinilona.

Os ganhos de uma lona sintética

Um dos principais pontos que dão o destaque para a vinilona, confeccionada em material sintético, é o suporte para o transporte de grãos. A vinilona permite um ganho de agilidade as suas medidas exatas para cada carroceria e à sua fixação, feita por meio da amarração com elástico e argolas.

Além disso, a lona sintética evita que as cargas de grãos sejam afetadas pela umidade, já que isso representaria uma grande perda de insumos e também financeira.

Outro ponto importante é em relação a uma espécie de ácido que os grãos liberam naturalmente, podendo degradar essa carga. A vinilona foi desenvolvida pensando nisso, com uma adaptação aos caminhões que transportavam esses volumes na década de 60.

O pioneirismo

A Sansuy foi a primeira empresa a colocar no mercado as lonas sintéticas para caminhões de carga, lá na década de 60. Esse pioneirismo foi um dos principais pontos que fizeram a marca ganhar tanto mercado e, naturalmente, ajudaram a vinilona a construir uma reputação e preferências sólidas. Na época, as lonas da Sansuy eram adequadas aos poucos modelos de caminhões que transportavam grãos e outros insumos!

Os 50 anos de mercado e o que possibilitou essa marca

Nesses 50 anos da vinilona, muita coisa mudou no mundo, especialmente nos caminhões. Eles seguiram a evolução da tecnologia e mudaram desde sua estrutura até sua capacidade de carga. Além disso, os tipos de matéria-prima também sofreram evoluções — e a vinilona soube acompanhar isso.

Ao longo desses 50 anos, o foco da Sansuy no produto foi justamente mapear o mercado e entender, em cada período, qual era a necessidade das fábricas de implementos rodoviários e dos caminhoneiros. Do momento em que se colocou como pioneira até hoje, a vinilona soube se adequar às fases e, por isso, completou tanto tempo de relevância no segmento.

O desenvolvimento dos produtos é uma das bases da Sansuy, sempre com o foco de não colocar nada abaixo do que o máximo de qualidade e tecnologia que o mercado possibilita no momento.

Em termos de linha do tempo, poucas pessoas podem falar sobre essa busca da Sansuy para tornar-se referência, quanto o Paulo Wah, gerente do produto e da marca e que está há mais de 40 anos na empresa. Ele destaca o trabalho contínuo para colocar a vinilona como a principal lona do mercado “ao longo do tempo, fomos trabalhando para oferecer o melhor produto e se adequar a equipamentos, aos caminhões e às cargas.”

As mudanças durante os 50 anos da vinilona

Como dissemos, desde a chegada da vinilona, muita coisa mudou no Brasil, no setor automotivo e, principalmente, no transporte de cargas no país. E dos detalhes mais estratégicos às questões estéticas, tudo se adaptou. Um bom exemplo são as cores da vinilona: o tradicional laranja de quando surgiu se transformou em 10 opções diferentes, para todos os gostos!

Além disso, há outros diferenciais importantes para o caminhoneiro, como a fácil adequação a diferentes temperaturas e climas ao redor do Brasil. Afinal, os motoristas sabem muito bem como a carga pode sofrer com essas variações se não estiverem protegidas, e foi pensando nisso que a Sansuy trabalhou na formulação e confeccção da vinilona para que ela mostrasse resistência.

Viagens longas e com várias temperaturas não são um problema. Paulo Wah comenta que essa característica é voltada especialmente para a rotina de trabalho do transportador brasileiro.

O gerente do produdo destaca que esse profissional cruza um longo território nacional, com diferentes características, sem deixar de preservar a carga: “nossa lona consegue proteger nas baixas e altas temperaturas, o que faz da vinilona o melhor produto do mercado, por ter uma longa vida útil.

Os 50 anos da vinilona chegam em 2019 para reafirmar como esse produto teve um importante impacto no desenvolvimento do transporte de cargas no Brasil. Sempre com qualidade e tecnologia de ponta, as lonas de PVC são grandes aliadas de quem está diariamente nas rodovias.

Agora que você já conhece melhor a trajetória dos 50 anos da Vinilona, entre em contato com nossa área comercial ou  acesse nossa loja virtual e adquira a sua!