Os momentos ruins da economia do Brasil e do mundo afetam muitos setores, mas alguns deles acabam sofrendo um pouco mais. É natural que as famílias comecem a cortar gastos e adiar planos, como o de ter uma piscina em casa. Nesse contexto, acabam surgindo dúvidas sobre como vender na crise um produto que, para muitas pessoas, é considerado supérfluo.
Por mais negativo que pareça o cenário, ele não precisa se concretizar. Existem providências a serem tomadas antes e durante um momento de crise financeira que garantem a sobrevivência do negócio e podem até gerar algum crescimento. É o que você vai aprender nos tópicos a seguir. Confira!
Como vender na crise uma piscina?
É natural que surja a dúvida sobre como vender na crise algo que já é difícil de vender em situações normais. A resposta se baseia na preparação do negócio para enfrentar qualquer tipo de adversidade. Para isso, separamos três dicas muito importantes logo abaixo.
Fortaleça seu negócio
Quando uma crise começa, as empresas mais fracas são as primeiras a sentir o baque. A falta de um capital de giro confortável, empréstimos ou financiamentos em andamento ou inexperiência da equipe são fatores que contribuem para o agravo do problema. Seu negócio precisa ser sustentável financeiramente e ter processos bem definidos e otimizados. É isso que dá sustentação para a superar as adversidades.
Aproveite as lacunas deixadas pelos concorrentes
Um ponto interessante quando acontece uma crise é que o mercado acaba ficando bem menos concorrido. Muitos analisam a questão de haver menos compradores, mas é preciso lembrar que também haverá menos vendedores. Se você tiver fortalecido a sua empresa como mencionamos no tópico anterior, a tendência é que seu espaço de atuação seja ainda maior.
Entenda melhor as mudanças no cenário
Um erro bastante comum das empresas que não resistem às crises é esquecer que o cenário mudou. Isso significa que, se você continuar fazendo exatamente as mesmas coisas que funcionavam bem antes da crise, provavelmente elas não surtirão os mesmo efeitos. Portanto, apure seu olhar e entenda quais foram as mudanças que aconteceram. Pense em novas estratégias para atender a essa nova demanda.
Como se preparar adequadamente para um momento de crise?
O ponto-chave deste artigo sobre como vender na crise está na preparação adequada. Ela envolve dedicação, estudo e foco para trazer benefícios mais duráveis. Entre as ações a serem desenvolvidas, selecionamos as mais relevantes para ajudar a orientar os seus trabalhos. Acompanhe.
Faça um bom planejamento
O planejamento é o ponto de partida para tudo o que você for fazer em sua empresa. Quando bem-feito, ele mantém a organização alinhada, seguindo parâmetros que façam sentido e que tenham sido pensados de forma estratégica. Mesmo que uma crise não esteja prevista para os próximos anos, no planejamento ela deve ser uma possibilidade a ser considerada. É isso que ajuda o negócio a estar mais fortalecido caso ela se abata sobre o mercado. Garanta que o seu plano contemple os seguintes aspectos:
- os objetivos da empresa foram bem definidos;
- existem metas claras e atingíveis;
- há um plano de ação detalhado;
- diferentes cenários são considerados.
Invista em eficiência de gestão
Ainda sobre a parte interna da organização, um planejamento estratégico não vale de nada se não for implementado corretamente. Cabe à gestão providenciar isso, e cabe a você, como dono do negócio, investir na capacitação e melhorias para seus gestores. Caso necessário, conte com a ajuda de uma consultoria em melhoria de processos, desde que esse movimento ajude a tornar a empresa mais eficiente.
Conheça bem o seu público
Quem são as pessoas que compram na sua loja? Quais são seus desejos, o que as motiva a comprar uma piscina? Por outro lado, o que faz com que elas resistam à compra? As respostas para essas e outras perguntas vão mostrar para você o verdadeiro perfil do seu público. São informações cruciais para se antecipar às suas reações e tornar as suas piscinas muito mais atrativas e fáceis de serem adquiridas.
O que muda na gestão da empresa em tempos de crise?
Com foi dito anteriormente, o cenário de uma economia em crise é diferente de antes dela chegar. Os empresários que entendem isso e direcionam seus esforços com base nessa informação, são aqueles que se sobressaem aos concorrentes nessas horas. Algumas atitudes são específicas de fases como essa. Veja as mais comuns.
Contenha gastos
Todo cidadão sabe que em tempos de crise é preciso cortar gastos. Nas empresas, acontece o mesmo, mas em outras proporções e de forma mais elaborada. Afinal, não basta reduzir todos os gastos pela metade sem pensar no impacto disso para a operação do negócio. Os gestores devem ser capazes de definir como será feita essa redução para não interferir na qualidade das vendas.
Repense investimentos
Por mais que o primeiro pensamento seja de eliminar absolutamente todos os investimentos frente a uma crise, essa nem sempre é a melhor opção. O ideal é rever o planejamento e definir quais são aqueles que podem trazer benefícios que ajudem a superar a fase ruim. Pode ser uma ótima oportunidade para expandir para uma área na qual tenha perdido concorrentes.
Aposte em parcerias melhores
Um fato muito importante: a sua empresa não sobreviverá sozinha! Você vai precisar de bons fornecedores, que sejam parceiros do seu negócio e que estejam igualmente dispostos a enfrentar as dificuldades impostas pela crise. Durante o movimento de cortes, considere selecionar melhor as suas parcerias e aposte nas marcas que podem agregar valor ao seu empreendimento.
Agora que você já sabe como vender na crise, inclusive produtos como piscinas, o próximo passo é colocar todas essas dicas em prática. O mercado começa a dar sinais de recuperação, momento ideal para fortalecer suas bases, aperfeiçoar a sua gestão e se preparar para o sucesso em qualquer situação.
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