Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Lonas

Conheça a parceria entre a Sansuy e a Coamo

parceria entre a Sansuy e a Coamo
Powered by Rock Convert

O cooperativismo é uma atividade de alta importância para negócios de diferentes ramos, funcionando como um catalisador para impulsionar a economia no país. No setor agrícola, essa iniciativa é extremamente vantajosa. Seu papel é possibilitar que agricultores e produtores rurais possam se associar e reunir forças para facilitar a compra de insumos, venda de seus produtos, entre outros benefícios. E a Coamo, que está entre as maiores empresas do Brasil e entre as maiores cooperativas agrícolas da América, é um excelente exemplo na prática de um cooperativismo de resultados, cuja missão é gerar renda aos cooperados com desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Graças a esse modelo de negócios, milhares de empregos são gerados e é possível potencializar a renda e o desenvolvimento sustentável da produção no campo. É pensando em proporcionar ainda mais crescimento para seus associados que a Coamo firmou uma parceria com a Sansuy.

Fundada em 1966 por imigrantes japoneses, a empresa tem no seu DNA investir em tecnologia e infraestrutura para atender as demandas de várias áreas, com destaque para o agronegócio.

Neste post, você vai entender melhor como funciona uma cooperativa, seus benefícios e saber mais sobre a parceria entre a Sansuy e a Coamo. Aproveite a leitura!

O que são cooperativas?

Cooperativas são empresas gerenciadas pelos seus associados de forma democrática, ajudando-se mutuamente e compartilhando tanto os lucros como as responsabilidades. O objetivo central é promover iniciativas para os interesses do coletivo.

No contexto do agronegócio, o intuito é possibilitar que produtores consigam se unir para assim ter mais representatividade e poder de negociação. Dessa maneira, são capazes de conquistar melhores condições para venda de seus produtos e compra de materiais e insumos.

Em geral, produtores rurais têm a possibilidade de se tornarem cooperados independentemente do tamanho da sua produção. Isso abre espaço para mais participantes, o que tende a fortalecer o sistema como um todo, ampliar oportunidades de negócio e diversificar serviços.

Essencialmente, cooperativas são essenciais ao dar maior suporte aos agricultores para a execução de suas operações, facilitando a compra de insumos, armazenamento e venda de produtos.

Contudo, com o amadurecimento e otimização do modelo de negócio, essas associações contribuem enormemente para a industrialização dos processos agrícolas, pois muitas delas contam com profissionais técnicos, agrônomos, bem como outros especialistas com o objetivo de auxiliar os produtores.

Qual a importância das cooperativas?

Cooperativas são importantes para viabilizar o desenvolvimento social e econômico da base, gerar empregos, capacitação e renda para todos os associados e suas famílias, além de fortalecer a economia regional. Segundo Gilmar Candiotto, que atua como comprador na Coamo, a principal vantagem desse modelo é maximizar o poder de compra de bens e insumos para os produtores de acordo com suas demandas.

E-book: 4 oportunidades para reciclar a sua lona de caminha~o e ganhar dinheiroPowered by Rock Convert

Com todo o sistema de suporte que uma cooperativa consegue oferecer para seus associados, pequenos e médios agricultores têm a chance de estruturar melhor seu negócio, implementando tecnologias e melhorias que impactam a qualidade e confiabilidade da sua produção. Isso certamente se reverte em mais vendas e lucratividade.

Outro ganho inegável é o aumento da rentabilidade dos associados, visto que a cooperativa atua para elevar o potencial de comercialização dos produtos finais. Para essa nova década, Candiotto assinala que a expectativa das cooperativas é manter o crescimento sustentável dos agricultores e das associações, baseado em um trabalho sério focado na produtividade agrícola.

Quem é a Coamo?

No cenário das cooperativas agrícolas, a Coamo tem papel de destaque. Fundada em 1970 por um grupo de agricultores em Campo Mourão, Paraná, é considerada a maior na América Latina. Desde então, expandiu suas atividades para outros municípios e está presente também em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul. Além do crescimento econômico, um dos objetivos da Coamo é proporcionar desenvolvimento social, técnico e educacional para os seus mais de 29 mil cooperados, presentes em mais de 70 regiões produtoras nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, produzindo alimentos para o Brasil e o Mundo.  Como prova de sua relevância estratégica, a Coamo foi responsável, em 2019, por 3,1% de toda produção brasileira de grãos.

Como funciona a parceria entre a Sansuy e a Coamo?

Como uma das líderes no mercado na produção de lonas, a Sansuy se dedica há anos ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e soluções para o agronegócio. Foi nesse ensejo que surgiu a parceria entre as duas empresas. Na Coamo, foi identificada a necessidade de oferecer lonas de qualidade para os agricultores de modo a trazer mais segurança para todos os associados.

O acordo funciona da seguinte maneira: a Coamo adquire os produtos desejados com a Sansuy e os disponibiliza por meio de suas unidades de vendas. Ou seja, Candiotto explica que a cooperativa conta com lojas próprias de peças nas quais os produtores agrícolas associados podem comprar insumos por um preço mais justo.

Os itens produzidos por meio dessa parceria são as lonas do modelo Vinilona, bem como os kits para enlonamento mecanizado Vinilona R Superfácil, que são utilizados para montar carretas e caminhões agrícolas.

Devido ao sucesso da empreitada entre as duas empresas, há expectativas para o crescimento e fortalecimento da parceria, por meio da criação de novos produtos e soluções que possam atender as necessidades dos produtores rurais.

As vantagens para ambos os negócios são inúmeras. “Para a Coamo, é a oportunidade de ter um produto de qualidade, com preço justo e disponível para os associados quando necessário. Já a Sansuy garante um distribuidor fiel à marca, com pontos de vendas em 71 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de milhares de associados”, destaca Candiotto.

Como você viu, o cooperativismo é um modelo vantajoso que está em alta e cresce cada vez mais no Brasil. Esse sistema democrático atua como representante dos produtores, possibilitando que muitos coloquem ideias em prática e consigam aprimorar sua produção graças ao franco acesso à informação qualificada, inovação, serviços técnicos, e parcerias de produtos como a que existe entre a Coamo e a Sansuy.

São acordos como esses que disponibilizam para os agricultores materiais de alta qualidade a um preço justo para que possam elevar os resultados do seu cultivo, reduzir custos e consolidar seu negócio.

Gostou de conferir esse conteúdo sobre cooperativas? Se sim, não deixe de assinar nossa newsletter! Desse jeito você recebe, diretamente na sua caixa de entrada, mensagens sobre nossos conteúdos e atualizações!

ebook-caminhoneiroPowered by Rock Convert