Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Cultura do Plástico

6 benefícios do plástico para o dia a dia das pessoas e empresas

benefícios do plástico

O plástico tem sido visto como um grande vilão do meio ambiente e muito se fala em substituí-lo por alternativas ecologicamente mais viáveis. Mas a verdade é que o material em si é muito mais benéfico do que se imagina quando utilizado de forma responsável.

O tempo todo você está colhendo os benefícios do plástico na sua rotina, pois ele é usado nas mais diversas atividades de pessoas e empresas. Pensando nisso, escrevemos este artigo para mostrar as várias utilidades do plástico em nossas vidas. Acompanhe a seguir!

1. Proteção e conservação de alimentos

O plástico é amplamente utilizado em embalagens, transporte e armazenagem de alimentos. Materiais desenvolvidos para essas finalidades devem apresentar certas propriedades que os tornem resistentes tanto ao meio externo quanto ao próprio produto que é transportado.

No Brasil, todo material plástico destinado a entrar em contato com alimentos e bebidas deve atender às legislações sanitárias da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para evitar que substâncias tóxicas sejam liberadas e ingeridas pelos usuários.

As características típicas do plástico, como leveza, maleabilidade e resistência, fazem dele uma solução eficiente para a indústria alimentícia, o mercado e o consumidor. É fácil de transportar e pode ser moldado em diversos formatos para conceber uma grande variedade de embalagens, além de proteger mercadorias mais frágeis contra avarias e contaminações.

Também é muito conveniente na preservação de alimentos, pois ajuda a mantê-los frescos por mais tempo. Ou seja, é uma forma de evitar desperdícios e diminuir o uso de conservantes químicos.

2. Melhorias para a saúde e o bem-estar

O plástico tem múltiplas aplicações na saúde, as quais trazem comodidades para pacientes e profissionais da área. Seus usos vão desde equipamentos simples, como seringas e luvas, até soluções inovadoras, como válvulas cardíacas e próteses. Sem dúvida, é um material que contribui muito para nossa qualidade de vida.

A possibilidade de ser descartado após cada uso é um dos principais benefícios, pois isso garante a segurança em procedimentos médicos e de enfermagem em relação à transmissão de doenças e contaminações, algo que elimina outro fardo dos profissionais da saúde: a necessidade de esterilizar cada um dos equipamentos.

3. Aprimoramento dos meios de transporte

As indústrias de transportes estão aderindo cada vez mais ao uso de componentes plásticos em seus veículos. Eles são muito mais leves do que os materiais tradicionais e oferecem grande resistência à corrosão, além de apresentarem menores custos de fabricação.

O peso do veículo influencia diretamente na quantidade de combustível necessária para o seu funcionamento. Isso significa que toneladas de dióxido de carbono deixam de ser lançadas na atmosfera ao longo da vida útil de um veículo graças à leveza dos componentes.

Aliado a sua maleabilidade, esse fator o torna ideal para a criação de veículos com designs mais eficientes, elevando sua performance e garantindo mais conforto aos usuários. O material também conta com incrível durabilidade, sendo capaz de suportar o desgaste causado pelo uso prolongado.

Carros de passeio, aviões, helicópteros, locomotivas ferroviárias e navios são exemplos de transportes que utilizam componentes plásticos em sua estrutura. Além do plástico ser matéria prima de revestimentos internos de automóveis como bancos, painéis, corta-sol e outros.

4. Segurança e acessibilidade em práticas esportivas

A evolução dos esportes está relacionada à expansão do uso de plásticos. A tecnologia empregada nos equipamentos de hoje confere mais conforto, segurança e facilidade de uso durante os treinos. Como consequência, podemos observar o aumento do nível técnico das atividades.

A necessidade de proteger os atletas é uma das principais motivações para essa inovação, uma vez que a maioria das atividades físicas exerce algum impacto em nosso corpo. Assim, foram criados diversos equipamentos com função amortecedora à base de plástico, como capacetes, ombreiras, joelheiras, protetores bucais e tênis esportivos.

Os plásticos também tornam os esportes mais econômicos e acessíveis, pois é um material de baixo custo que está sempre disponível no mercado. Um exemplo disso é o uso de gramado sintético em campos de futebol, que foi desenvolvido para suprir a escassez de grama natural em certos climas.

5. Inovação em tecnologias

A tecnologia que tanto utilizamos hoje em dia não existiria sem a ajuda dos plásticos, pois a maioria dos dispositivos elétricos e eletrônicos — de uso industrial e doméstico — são fabricados a partir dele. Sua versatilidade de uso o torna o material perfeito para a modernização tecnológica.

Nesse sentido, uma das propriedades mais notáveis é a função isolante. Como não conduz eletricidade, é muito utilizado em componentes de fiação elétrica, como capas de fios, tomadas e interruptores. É essa mesma característica que faz dele tão popular em eletrodomésticos, protegendo os consumidores de choques elétricos.

O plástico tornou possível a criação de equipamentos altamente tecnológicos que ocupam cada vez menos espaço, como é o caso dos smartphones. Além disso, os aparelhos oferecem muito mais praticidade no dia a dia devido a sua leveza e facilidade de limpeza.

6. Eficiência na construção civil

A construção civil é uma das maiores consumidoras de plástico no mundo, além de uma grande beneficiária desse material. Ele é usado para compor a estrutura das construções, como elementos decorativos, e em equipamentos de proteção para os trabalhadores.

Essa aplicação na área da construção é responsável pela redução dos impactos que essa indústria produz com suas operações, pois fornece meios de utilizar os recursos energéticos com mais eficiência. Exemplos disso são os isolantes térmicos instalados em imóveis para manter a temperatura interna agradável sem abusar de aquecedores e ar-condicionado.

Os tubos de plástico são opções bastante viáveis para tubulações do ponto de vista econômico, visto que apresentam alta durabilidade, são fáceis de instalar e exigem pouca manutenção, além de serem muito eficazes contra vazamentos. O material também é muito usado na fabricação de móveis, pois oferece conforto, resistência e facilidade de limpeza.

Os benefícios do plástico são tantos que fica impossível falar sobre todos em um único artigo, porém, com essa leitura, você já tem uma ideia do quão importante é seu papel na sociedade moderna. Para usá-lo sem peso na consciência, sempre faça o descarte corretamente, utilizando recipientes exclusivos para que seja separado na coleta de lixo e enviado para reciclagem.

Que outros benefícios do plástico você conhece? Deixe um comentário a seguir nos contando como ele está presente na sua rotina!