Voltar para a página inicial

Barracas Sansuy: entenda o que são e como se aplicam

Modificado em: junho 30, 2023

As barracas da Sansuy estão entre as melhores opções do mercado nacional e (por que não dizer?) internacional. Feitas com laminado de PVC de nível superior, acabamentos de primeira linha e formatos que facilitam a montagem e o armazenamento — além de poderem ser personalizadas —, os produtos são bastante úteis em uma série de situações.

Seja em um acampamento familiar, seja em um momento de estresse em função de desastres naturais, as barracas vêm fazendo parte do cotidiano da espécie humana há bastante tempo. Afinal, abrigo é uma necessidade básica para todas as gerações.

Quer conhecer mais sobre essa história e ver em detalhes as barracas da Sansuy? Confira neste post e comece a ler agora mesmo!

Qual é a origem das barracas?

As barracas são um produto fundamental para quem aprecia acampar ou, ainda, para quem precisa passar por situações em que não há estrutura ou condições de abrigo — seja em expedições e pesquisas ou, até mesmo, em ocasiões emergenciais ou de guerra.

Para uns, as barracas são sinônimo de recreação e lazer. Para outros, as tendas representam a sobrevivência em locais ermos. Seja qual for a situação, elas sempre são um símbolo icônico da experiência do homem com a natureza.

Originalmente, as tendas (barracas rudimentares) serviam de lar para diversas populações, e eram usadas em uma variedade de ambientes, com o objetivo de manter as pessoas secas e seguras. Povos nômades — que eram comuns antes do desenvolvimento da agricultura e também da estrutura social em cidades — passavam a vida toda se deslocando de um ponto a outro, e ter um lugar para descansar à noite era essencial.

Entre os povos que vivenciaram essa realidade, destacam-se aqueles oriundos da região central da Ásia, da península Arábica e, ainda, do norte da África. Os cazaques também eram famosos por viverem durante o verão em ambientes mais ao norte de onde surgiram, para fugirem do frio do inverno e poderem continuar sua atividade principal, que era a criação de animais.

Foi apenas em 1855, no entanto, que o hábito do camping surgiu. E, a partir dele, a necessidade pelas barracas em um formato um pouco mais parecido com o que se conhece hoje. Criadas nos Estados Unidos por um oficial do exército americano, as barracas feitas de lona (inspiradas nas tendas de pele de búfalo usadas pelos indígenas) passaram a ser produzidas.

O design das barracas modernas ainda é bastante semelhante ao das versões originais, no entanto, os materiais e recursos utilizados para a fabricação mudaram drasticamente nas últimas décadas, com novas matérias-primas que qualificaram suas funções básicas.

Para que servem as barracas da Sansuy?

As barracas da Sansuy têm diversas aplicações. Veja as principais:

  • barracas de comando — recomendadas para operações especiais das Forças Armadas ou Defesa Civil, incluindo usos como refeitório, alojamento ou dormitório;
  • barracas modulares — indicadas para acampamentos de curto prazo, situações emergenciais e pequenos eventos.

Quais as características das barracas da Sansuy?

As barracas da Sansuy são confeccionadas em laminado de PVC reforçado com tecido de poliéster. Elas possibilitam aditivações especiais, como proteção em relação aos raios UV, ação autoextinguível e antioxidante, conforto térmico superior, piso em PVC e estruturas metálicas tubulares galvanizadas a fogo.

Além disso, elas permitem que sejam realizadas aberturas laterais, inclusive com janelas teladas para proteção contra insetos. Também são incluídas nos produtos cortinas de PVC transparente. O fechamento é feito com laminado reforçado, igualmente de PVC.

As barracas ainda podem ser personalizadas com impressões de marcas, além de estarem disponíveis em mais de uma cor (neste caso, é preciso consultar a disponibilidade).

Idealmente, as barracas de comando devem ser montadas em áreas de, no mínimo, 30 m², e as modulares, em áreas de pelo menos 25 m².

Que vantagens as barracas da Sansuy oferecem?

Não tem comparação: as barracas da Sansuy trazem uma série de vantagens difíceis de serem encontradas em produtos da mesma categoria. Confira:

  • fácil montagem — as barracas da Sansuy podem ser instaladas em qualquer terreno ou tipo de solo. Os tamanhos nos quais os itens são disponibilizados são adequados para montagens e desmontagens rápidas;
  • resistência — assim como outros produtos da Sansuy, como as lonas para caminhão, os tanques para piscicultura ou o Vinigalpão, as barracas também são altamente resistentes contra chuva, vento e outras intempéries, justamente pela qualidade do material utilizado;
  • boa ventilação — apesar da resistência e segurança, as aberturas laterais foram pensadas para permitir que o ambiente tenha uma boa ventilação, evitando o calor em excesso.

Como as barracas da Sansuy podem ser usadas em situações emergenciais?

As barracas de comando da Sansuy são especialmente úteis em situações emergenciais. Entre os tipos de ocasiões em que elas podem ser bastante úteis, destacam-se ações do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros, entre outras.

A criação de acampamentos especiais, como os hospitais de campanha, criados para atender a população em momentos de alta procura pelo sistema de saúde — sendo a pandemia do coronavírus um dos exemplos — também é uma situação em que as barracas da Sansuy são bastante procuradas.

Já as barracas modulares são mais recomendadas para situações emergenciais que incluem a acomodação de familiares quando não há condições de recebê-los em casa. Durante o período de recuperação após desastres fruto de fenômenos da natureza, como enchentes, deslizamentos e outros similares, é fundamental ter um espaço seguro para acomodar as vítimas. Geralmente, a Defesa Civil utiliza muito as barracas nesses momentos difíceis.

Como as barracas da Sansuy são confeccionadas?

As barracas da Sansuy são resistentes porque são confeccionadas com materiais de alta qualidade. A cobertura é feita de laminado de PVC em uma peça única, com as laterais tendo o reforço de um tecido de poliéster. Sua instalação é feita por meio da soldagem, garantindo a aderência do material adicional.

Além do PVC e do poliéster, as barracas são compostas por acessórios como zíperes, faixas de fecho de contato, fivelas, ilhoses, costuras, cintas e passadores, que facilitam a montagem e o uso do produto no dia a dia.

Quais as orientações para a montagem e manutenção das barracas?

Todas as barracas produzidas pela Sansuy contam com um manual de instalação, que explica o passo a passo da montagem do item. Ao adquirir uma barraca de comando, o cliente encontrará cinco embalagens devidamente identificadas com seus conteúdos. O mesmo ocorre com as barracas modulares, que contam com embalagens em ráfia de polietileno com alças, também devidamente identificadas para facilitar o processo.

A manutenção deve ser feita a partir das instruções de armazenamento, manuseio, montagem e limpeza disponibilizadas também no manual de instruções encontrado em cada item comercializado.

Como comprar as barracas da Sansuy?

As barracas da Sansuy podem ser adquiridas por meio de um contato com a empresa. Veja, abaixo, nossos e-mails e telefones:

E-mail

[email protected]

Telefones

Telefone:  +55 11 2139-2600

Comercial:  +55 11 2139-2888

Camaçari (BA): +55 71 3493-9900

Produtos relacionados

Além das barracas, a Sansuy ainda conta com outras linhas de produtos que podem ser de seu interesse, como a Vinilona, a Vinimanta, o Vinigalpão e a linha Meu Toldo.

Chegamos ao final deste artigo, no qual procuramos esclarecer as principais dúvidas que os clientes costumam ter em relação às barracas da Sansuy. Os produtos são procurados por muitas pessoas e necessários em situações variadas, que vão de agradáveis viagens de férias até momentos mais tensos, em que servem para garantir um pouco de tranquilidade.

Para saber mais a respeito das barracas, entre em contato com a gente!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos