Voltar para a página inicial

Vinigalpão Sansuy: formas de utilizar e principais vantagens

Modificado em: maio 31, 2023

Os galpões de lona têm uma série de aplicações no dia a dia, que vão da armazenagem de produtos à criação de espaços para eventos e, até mesmo, à construção de hospitais de campanha em situações de grande procura pelo sistema de saúde. A Sansuy foi pioneira nesse produto no Brasil, com o lançamento do Vinigalpão, o que faz da empresa a primeira escolha quando o assunto é armazenagem rápida e segura.

Neste artigo, explicamos em detalhes o que é o Vinigalpão Sansuy, quais são suas principais aplicações, como sua montagem é feita e, ainda, as principais vantagens do produto — como durabilidade, resistência, mobilidade e baixo custo.

Aprofunde a leitura para saber mais!

O que é o Vinigalpão Sansuy?

O Vinigalpão Sansuy é um produto versátil, de implantação rápida, estruturado com perfis de aço e coberto com membranas têxteis de PVC, que, por sua vez, também são fabricados pela própria empresa. Assim, esses galpões permitem a estocagem de uma variedade de itens, que vão desde alimentos até mercadorias e, inclusive, máquinas.

Quanto à fabricação, o produto toma forma a partir de estruturas metálicas treliçadas, galvanizadas a fogo. Nesse contexto, é importante mencionar que seus acessórios de fixação são altamente resistentes à solicitações mecânicas e o processo de corrosão é bastante lento, portanto, o Vinigalpão é um item durável.

Ainda tratando das especifidades do Vinigalpão, cabe mencionar que as membranas têxteis foram desenvolvidas com a utilização de laminados de PVC obtidos pelo processo de calandragem — procedimento no qual materiais de diferentes formatos (no caso do PVC, formato de espaguete) são colocados entre dois cilindros aquecidos, em um equipamento chamado de calandra, para que passem a ter um formato achatado.

A calandra é muito utilizada para produzir chapas de aço ou alumínio, mas também pode ser aplicada em outros materiais, como o PVC. Assim, os laminados de PVC também são reforçados com tecido de fios de poliéster de alta tenacidade.

Por fim, outro ponto importante sobre o Vinigalpão tem relação com as normas NBR ABNT relacionadas a estruturas metálicas. As recomendações exigem que esse tipo de produto tenha uma resistência a cargas de ventos de até 180 km/h — o que é acatado pelo produto da Sansuy. Além disso, as demandas do Corpo de Bombeiros Militar dos estados brasileiros, referentes ao CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento) também são seguidas.

Quais são as suas principais aplicações?

O Vinigalpão Sansuy tem uma série de aplicações. Entre os principais usos do produtos, destacam-se os seguintes:

  • armazenagem de diversos produtos, como mercadorias, máquinas e equipamentos;
  • utilização como espaço para eventos, desde reuniões religiosas até apresentações artísticas;
  • criação de ambiente para refeitórios, abrigos emergenciais, oficinas mecânicas, almoxarifado para obras, entre outros;
  • hangares para aeronaves de pequeno e grande porte.

Uso em hospitais de campanha

O Vinigalpão Sansuy também pode ser adequado para utilização em hospitais de campanha, estruturas montadas quando há uma demanda maior do que a média por atendimento médico, algo fundamental para garantir que os sistemas de saúde não entrem em colapso.

Em situações tais quais a pandemia do coronavírus, que afetou o mundo em 2020, a construção de hospitais de campanha foi essencial em diversos lugares — um dos casos mais famosos foi o da construção de uma estrutura desse tipo no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP).

Os galpões de aço e a cobertura de membranas de PVC atendem as dimensões comumente utilizadas nesses serviços. Além disso, no caso da Sansuy, projetos especiais que se adequem a cada necessidade podem ser desenvolvidos. A segurança de sua estrutura metálica, aliada a instalações hospitalares de suporte, permite o abrigo de pacientes em tratamento médico.

Aplicação em tragédias naturais

Além dos hospitais de campanha, o Vinigalpão também pode ser utilizado em benefício da sociedade de outras maneiras. Em situações emergenciais, como a tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), em 2019, o produto também tinha o potencial de ser usado como forma de acomodar materiais, pessoas, suprimentos e outros itens de necessidade básica.

Em outras situações importantes, como o impedimento da utilização de plantas industriais — seja por contaminação ou problemas estruturais — o Vinigalpão também é uma importante ferramenta que ajuda a manter as atividades da empresa sem risco para as equipes.

Como é feita a montagem do Vinigalpão Sansuy?

A montagem do Vinigalpão Sansuy é realizada de forma rápida e segura. Todos os elementos do produto são montados por meio de junções aparafusadas, utilizando acessórios de alta resistência. O resultado é um conjunto estrutural forte e robusto, preparado para resistir a ventos de até 180 km/h.

Para maior durabilidade e manutenção da estética das lonas de cobertura e fechamento, é recomendada a lavagem ou limpeza, com periodicidade variável. Tudo depende do nível de poluentes existentes na região onde o Vinigalpão Sansuy está instalado. É importante, ainda, evitar o estoque de materiais e objetos sobre a lona, pois há risco de perfuração.

Quais são as vantagens e diferenciais do Vinigalpão?

O Vinigalpão Sansuy é um dos melhores produtos do mercado. Entenda quais são suas principais vantagens e diferenciais em relação a itens similares.

Montagem rápida

A montagem do Vinigalpão não exige que sejam feitas obras civis de grande porte. O produto pode ser montado em terrenos naturais (com terra compactada, desde que nivelada). Além disso, é possível montá-los sobre pisos de concreto apropriados, sem necessidade de fundações.

Resistência

As estruturas metálicas do Vinigalpão são calculadas para resistir à sobrecarga dos sistemas de combate a incêndio, ventilação, climatização, iluminação e proteção contra descargas atmosféricas.

Durabilidade

A durabilidade do Vinigalpão Sansuy é garantida pela qualidade do material utilizado e pelos processos de fabricação do mais alto nível. As lonas utilizadas têm vida útil de até 12 anos, e, as de fechamentos laterais/frontais até 20 anos, desde que bem cuidadas. A estrutura metálica, por sua vez, ultrapassa os 30 anos de vida útil, se instaladas em ambientes sem agentes corrosivos. Assim, as lonas podem ser substituídas sobre a estrutura de aço sempre que necessário, sem que todo o investimento precise ser refeito.

Mobilidade

O Vinigalpão é desenvolvido em um sistema modular desmontável, que permite a ampliação no comprimento do produto com rapidez e precisão. Em caso de necessidade de transferência, é possível mudá-lo de local com agilidade.

Baixo custo

Na comparação com uma construção de alvenaria, o custo do Vinigalpão Sansuy é bem mais acessível, mesmo em longo prazo, já que a durabilidade é grande. A manutenção também é bastante simples e não demanda grande investimento.

Ao concluir a leitura deste conteúdo, é possível observar como o Vinigalpão Sansuy é prático, versátil e seguro. Em posse dessas informações, você poderá planejar melhor a sua aquisição, de modo a contar com a estrutura para realizar seus projetos.

Agora que você conhece todas as vantagens e diferenciais do Vinigalpão Sansuy, que tal entrar em contato com a gente para tirar dúvidas e fazer seu pedido? Estamos esperando!

CHAMADAS SOCIAIS

  1. Conheça as formas de usar e as vantagens do Vinigalpão Sansuy antes de encomendar o seu!
  2. Pensando em comprar um galpão lonado? Veja por que o Vinigalpão Sansuy é a melhor opção do mercado!
  3. Além de ser um produto pioneiro no mercado, o Vinigalpão Sansuy traz uma série de diferenciais incríveis. Saiba mais!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos