+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Aplicação de vinimanta na construção civil: veja as principais

Modificado em: junho 13, 2024

A vinimanta é uma geomembrana, ou seja, uma manta de PVC que bloqueia perda de água e infiltrações. Por isso, a aplicação de vinimanta é indicada para tanques, viveiros, lagoas, reservatórios, canais de irrigação, armazenamento de água, sistemas de irrigação para floricultura e horticultura e unidades de produção de organismos aquáticos.

Entretanto, a vinimanta também é muito utilizada na impermeabilização de túneis, metrôs, ferrovias, estações, rodovias, lajes, terraços, entre outros. Então, se você deseja saber mais sobre esse produto, sua aplicação e suas vantagens, continue a leitura e não perca!

O que é vinimanta e como funciona?

A vinimanta é uma membrana de PVC extremamente eficaz para a impermeabilização. Ela é fabricada a partir de um composto de PVC, porém também é constituída de aditivos, estabilizantes e plastificantes.

Dessa forma, apresenta maior flexibilidade e resistência e, por isso, é indicada para impermeabilização de diferentes tipos reservatórios, túneis e obras de diferentes portes e tipos — uma vez que cria barreiras para a perda de água e infiltração.

A confecção da vinimanta consiste em módulos ou painéis, conforme especificado em cada projeto executivo. Isso porque, assim, passa a ser possível reduzir as operações de solda in loco, reduzindo significativamente o tempo e o custo da instalação.

Sua embalagem para comercialização pode ser tanto em bobinas, como em painéis ou módulos, de acordo com o tipo de local a ser impermeabilizado.

Quais são as vantagens da aplicação de vinimanta?

São diversas as vantagens proporcionadas pela aplicação de vinimanta, uma vez que seu processo de fabricação é extremamente tecnológico, permitindo características personalizadas para que atenda a diferentes projetos e suas respectivas especificidades. Entretanto, pode-se detalhar alguns benefícios, como:

  • pode ser aplicada em diversos tipos de reservatórios e obras;
  • reduz significativamente as operações de solda na obra, e, com isso, o custo-benefício é consideravelmente maior, uma vez que o valor da mão de obra e o prazo de execução e instalação são reduzidos;
  • é a primeira geomembrana utilizada nas obras de infraestrutura brasileiras;
  • apresenta várias referências de aplicação e uso;
  • os materiais utilizados em sua fabricação, associados com a tecnologia empregada, garantem resistência, durabilidade e impermeabilidade;
  • uma de suas faces é acoplada à manta geotêxtil, garantindo maior resistência a rasgamento, rompimento ou puncionamento;
  • a junção com a manta geotêxtil também possibilita uma melhor aderência quando a vinimanta é aplicada no concreto;
  • apresenta capacidade de ajuste a qualquer tipo de superfície, substrato ou terreno e, por isso, não apresenta rupturas;
  • pode ser formulada tanto em dimensões e outros tipos de características conforme a utilização e o local de aplicação;
  • pode ser fornecida em diferentes formas — embalada sob medida, em grandes painéis ou dobrada;
  • apresenta opção de formulação atóxica e inodora e, com isso, não interfere na potabilidade e qualidade da água;
  • apresenta baixa deformação térmica;
  • o peso específico é menor do que os demais sistemas tradicionais;
  • é fácil de transportar e manusear;
  • o processo de instalação é extremamente eficiente, rápido e apresenta baixo custo, uma vez que os acessórios de acabamento da vinimanta não interferem em estruturas, tubulações, ralos, rodapés e cantos;
  • a solda é feita pelo próprio fabricante, e existem diferentes possibilidades de técnicas aplicáveis, proporcionando eficácia, durabilidade e garantia total;
  • o processo de instalação não utiliza chamas e, assim, reduz drasticamente a emissão de gases;
  • é extremamente fácil de realizar reparos;
  • a vinimanta é um produto exclusivo da Sansuy, que, por sua vez, oferece assistência técnica em todo o Brasil e também no exterior.

Quais são as principais aplicações da vinimanta no mercado da construção civil

A vinimanta é uma manta de PVC extremamente flexível, cuja principal função é garantir a impermeabilização das superfícies em que é instalada — independentemente da finalidade ou do tipo. Além disso, a instalação é fácil, rápida, simples e limpa — dispensando chama. Por isso, pode ser aplicada para diversos intuitos, como os seguintes.

Irrigação

A vinimanta é muito indicada para a impermeabilização de canais e lagoas, por apresentar uma planicidade adequada mesmo diante da exposição contínua e intensa ao sol. Também apresenta ótima aderência ao concreto, possibilitando a utilização em canais com proteção mecânica em concreto.

Obras de infraestrutura

Os túneis — independentemente de serem para metrôs, rodovias ou ferrovias —, assim como os subsolos, estações, garagens e poços, demandam impermeabilização a fim de garantir a adequada segurança para a estrutura. E, devido à facilidade de instalação, assim como a possibilidade de diferentes formas de fornecimento, a vinimanta é extremamente apropriada e vantajosa nesses cenários.

Construção civil em geral

A vinimanta pode ser usada na impermeabilização de lajes, terraços, espelhos d’água, subsolos, reservatórios de água, piscinas em geral, reabilitação de construções prediais já existentes e também em novos projetos.

Obras de saneamento

A vinimanta é muito eficaz na impermeabilização da base de aterros sanitários e impede que os mananciais aquíferos sejam contaminados. Ela também é muito útil na contenção de águas pluviais e cobertura de resíduos. Por isso, é uma excelente opção para estações de tratamento de água — ETA — e para as estações de tratamento de esgoto — ETE —, assim tanques de resíduos.

A aplicação de vinimanta é uma etapa muito importante nos diferentes tipos e portes de obra, uma vez que são mantas termoplásticas de alta qualidade e extremamente tecnológicas. A vinimanta pode ser aplicada como sistema de impermeabilização de diversos segmentos da indústria da construção civil, como: saneamento, irrigação, transporte e edificações.

Inclusive, a vinimanta Sansuy é a primeira geomembrana de PVC que foi utilizada nas obras de infraestrutura brasileiras. Isso porque a Sansuy é uma fabricante de laminados flexíveis de PVC e outros manufaturados, que produz soluções para aquicultura. Por isso, desenvolveu um sistema de impermeabilização extremamente eficaz para tanques, viveiros escavados e recobertos, além das obras de infraestrutura.

Ademais, a Sansuy, além de disponibilizar bobinas, painéis e módulos, também possibilita que formas especiais possam ser desenvolvidas sob medida, adequando o produto a diferentes tipos de aplicação de vinimanta e necessidades. Os clientes da Sansuy também contam com assistência técnica em todo o território nacional e no exterior.

Sendo assim, aproveite a visita ao blog e entre em contato com a Sansuy agora mesmo para colher todos os benefícios proporcionados pela aplicação de vinimanta!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos