A rotina de trabalho dos caminhoneiros nas estradas, muitas vezes, limita as possibilidades de preparar uma boa refeição. Mesmo assim, isso não é um empecilho e você pode inovar nas receitas para fazer no caminhão, que podem sim, ter muito sabor e nutrientes.
Para quem mantém um cotidiano puxado — como motoristas de caminhão —, que exige muito esforço físico, é extremamente importante ficar atento aos valores nutricionais dos alimentos ingeridos. O dia a dia de viagens impede que se tenha à disposição uma cozinha equipada com ingredientes frescos.
Isso, muitas vezes, sujeita esses profissionais a um cardápio duvidoso quando se pensa em alimentação saudável. Por isso, neste post, trouxemos algumas receitas práticas, deliciosas e com grande valor nutricional para quem passa muito tempo longe de casa e precisa improvisar para economizar um pouco. Acompanhe e anote!
1. Arroz carreteiro com legumes
Todo mundo já provou ou, pelo menos, ouviu falar no popular e irresistível arroz de carreteiro, que normalmente é feito à base de carne, arroz e alguns temperos. Nessa versão, para torná-lo mais rico em vitaminas, você pode acrescentar alguns vegetais. Veja a receita!
Ingredientes
- 500g de carne seca;
- 3 copos de arroz;
- 200g de bacon fatiado;
- 200g de linguiça calabresa;
- 1 cebola grande;
- 1 tomate grande bem maduro;
- pimenta calabresa;
- salsinha;
- sal a gosto.
Modo de preparar
- cozinhe a carne seca em uma panela de pressão. Após, retire, espere esfriar e desfie;
- remova a pele da linguiça calabresa e corte em cubos, juntamente ao bacon;
- pique o tomate em cubos pequenos sem as sementes e faça o mesmo com a cebola. Reserve;
- em seguida, refogue o bacon e a linguiça calabresa até que fiquem bem dourados;
- acrescente a cebola, o tomate, a pimenta calabresa e a carne desfiada;
- por último, acrescente o arroz, refogue bem, adicionando água. Se for necessário, corrija o sal e abaixe o fogo até que a água seque e o arroz esteja cozido;
- depois de pronto, basta adicionar a salsa picada por cima e bom apetite!
2. Peru de Natal na panela de pressão
As receitas de peru de Natal sempre são preparadas em um forno. Porém, essa tem o objetivo de facilitar as coisas para quem está longe da família nessa data, mas deseja sentir o gostinho natalino na estrada. Então, aí está a receita:
Ingredientes
- 1,5kg de peru;
- 3 dentes de alho bem picadinhos;
- 1 cebola grande picada em cubinhos;
- 3 tomates picados em cubos;
- 2 cenouras grandes cortadas em palito;
- 1 pimentão vermelho bem picado;
- 2 folhas de louro;
- 1/2 xícara de azeite;
- 1 xícara de molho de tomate;
- 1 xícara de vinho tinto;
- 3 colheres de sopa de molho de soja;
- 1 colher (sopa) de mostarda;
- 1 cubo de caldo de frango;
- 1 xícara de cheiro verde fresco picadinho;
- pimenta vermelha;
- pimenta do reino;
- sal a gosto.
Modo de preparar
Aqueça o azeite na panela de pressão. Em seguida, coloque o peru junto às folhas de louro. Assim que a carne estiver bem douradinha (em torno de 15 minutos), acrescente a cebola e frite. Depois, junte o alho e deixe dourar mais um pouco.
Adicione os tomates, o pimentão, o molho de soja, o cubinho de caldo de frango esfarelado, a mostarda, o cheiro verde, a pimenta do reino e a pimenta vermelha. Misture todos os ingredientes com o auxílio de uma colher de pau.
Por último, junte o molho de tomate, o vinho tinto e a água quente, apenas o bastante para cobrir a carne, e aproveite para corrigir o sal antes de fechar a panela de pressão.
A partir do momento em que começar a pegar pressão, conte 50 minutos, já que a carne do peru não é macia como a do frango e o tempo necessário para cozimento é maior. Faltando 5 minutos para desligar, retire a panela do fogo, deixe a pressão sair e acrescente as cenouras cortadas em palitos para que elas cozinhem com a carne.
Assim, feche a panela novamente. Quando a pressão pegar de novo, conte mais 5 minutos, que é o tempo necessário para cozinhar a cenoura. Passado o período, desligue o fogo, retire toda a pressão da panela com cuidado e dispense as folhas de louro. O seu peru de Natal está pronto!
3. Farofa rápida com carne
Tudo o que você precisa para essa receita é de:
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho;
- 1 lata de milho verde;
- 2 tomates picadinhos em cubo;
- cheiro verde a gosto;
- farinha de milho;
- linguiça calabresa ou outro tipo de carne da sua preferência;
- sal a gosto.
Em uma frigideira, acrescente o azeite e doure a cebola. Depois, o alho e, em seguida, a carne. Adicione o tomate, o sal, o cheiro verde e mexa bem. Por fim, junte a farinha e mexa bem com os demais ingredientes e está pronta a sua deliciosa farofa fácil e rápida.
4. Feijão de caminhoneiro
Da mesma forma que o arroz de carreteiro tem uma variedade de ingredientes misturados, o feijão de caminhoneiro tem tudo dentro para dar um sabor a mais. Confira a nossa receita!
Ingredientes
- feijão cozido;
- ½ xícara de chá de bacon picadinho;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- ½ cebola picada;
- 2 dentes de alho picados.
Modo de preparar
Em uma panela, doure o bacon no óleo, acrescente a cebola e o alho, na sequência. Misture o feijão já cozido, acerte o ponto do sal e está pronto. Sirva com uma bela salada de tomates e cebola em rodelas, temperada a gosto.
5. Doce de maçãs na panela de pressão
Para dar um toque final às refeições, nada como uma boa sobremesa, de preferência, nutritiva, prática e com ingredientes acessíveis. Então, um doce de maçã pode ser uma ótima pedida!
Ingredientes
- 1kg de maçã nacional;
- 4 copos (tipo requeijão) de água;
- 2 caixas de gelatina sabor morango.
Modo de preparar
Descasque as maçãs com cuidado para não retirar os cabinhos. Acomode-as em pé dentro da panela de pressão. Depois, jogue o pó de gelatina sobre elas. Acrescente os copos de água sem mexer, tampe a panela e leve ao fogo.
Quando a pressão começar, abaixe o fogo para o mínimo e marque 12 minutos. Após passado esse tempo, retire do fogo, remova a pressão com muito cuidado, abra a panela, despeje o doce em uma compoteira e leve à geladeira. Você terá uma sobremesa saborosa, feita com uma fruta, por alguns dias.
Bônus: dicas de alimentação saudável
Conforme foi possível perceber nessas receitas, não há desculpas para deixar de fazer uma refeição completa e rica em nutrientes durante as viagens a trabalho. Da mesma forma que o caminhão exige uma manutenção cuidadosa, o organismo do motorista também requer essa atenção.
Por isso, procure sempre incluir verduras, legumes e frutas de cores e tipos variados nas suas refeições. Quanto mais colorido for o seu prato, mais equilibrada e rica será a sua alimentação.
Mastigue bem e sem pressa. Quando você estiver se alimentando, faça isso com calma e concentração, de preferência, sem pensar em nada. Assim, o seu corpo terá muito mais facilidade para digerir e absorver os nutrientes. Prefira os alimentos cozidos, grelhados e refogados.
Evite ingerir líquidos durante as refeições, mas beba bastante água ao longo do dia. Tome muito cuidado com possíveis contaminações e só tome água mineral ou fervida, mantendo o reservatório de água do seu caminhão sempre limpo.
Abasteça o seu caminhão com frutas e coma pelo menos três porções ao dia, entre as refeições. Comer pouco, com qualidade e várias vezes ao dia evita exageros na hora das refeições principais.
À noite, evite alimentos pesados e opte por carnes magras, aves sem pele e peixes. Além disso, as saladas cruas contêm fibras e vitaminas essenciais à boa saúde. Diminua, também, o açúcar, o sal e, se possível, elimine os refrigerantes. Um copo de água é sempre o melhor substituto para bebidas açucaradas e cheias de aditivos.
Preparar a própria comida requer um pouco mais de desprendimento, mas, sem dúvida, é uma maneira de aproveitar um tempo para si mesmo e desfrutar de alimentos mais nutritivos e saborosos. Com essas receitas para fazer no caminhão, você poderá experimentar momentos agradáveis de mais aprendizado e tranquilidade.
Se você gostou das sugestões, aproveite e compartilhe com seus contatos nas redes sociais. Espalhe essa ideia e contribua com uma vida mais plena e saudável!