Voltar para a página inicial

Como garantir eficiência do teste de carga com produtos da Sansuy

Modificado em: junho 7, 2023

Guindastes e pontes rolantes são exemplos de equipamentos submetidos ao teste de carga. Em relação ao guindaste, o procedimento visa determinar falhas antes que o equipamento entre em operação, sendo uma segurança às pessoas que o utilizam. Já uma ponte rolante precisa ser capaz de suportar bastante peso, visto que é usada para a movimentação de mercadorias como contêineres de navios.

Neste artigo, vamos trazer mais detalhes sobre o teste de carga. Além disso, falaremos sobre a Sansuy e sua atuação no mercado offshore, mostrando que ela conta com produtos direcionados ao procedimento.

Continue a leitura até o final e saiba como fazer um teste de carga eficiente e seguro!

O que é o teste de carga?

O teste de carga é um procedimento que visa medir a capacidade de equipamentos como guindastes, pontes rolantes e turcos. Uma das formas de fazer essa medição é por meio da Water Bag, ou saco d’água, sendo este revestido de materiais como PVC. Dessa forma, a resistência da Water Bag torna-se maior, possibilitando a execução de testes dinâmicos e estáticos de carga.

Teste de carga estático

Basicamente, o teste estático é feito pela multiplicação entre a carga máxima de trabalho e o coeficiente de teste estático. Nesse sentido, o dispositivo de elevação deve ser todo equipado de acessórios, visando assegurar que o equipamento apresenta um bom desempenho em todas as situações possíveis.

Teste dinâmico de carga

A diferença para o teste de carga estático é que o dinâmico usa o seu respectivo coeficiente na multiplicação. A ideia é mover a carga máxima de trabalho em todas as direções, ignorando aspectos como o aquecimento do dispositivo e a velocidade.

Como os produtos da Sansuy podem ser utilizados?

A Sansuy é uma empresa com forte atuação no mercado offshore. Isso significa que atuamos junto a setores que operam fora do país de origem, por meio de parcerias voltadas ao fornecimento de produtos relacionados ao teste de carga.

No Brasil, o offshore é uma área bastante promissora, tendo a Petrobrás como exemplo principal, visto que tem plataformas operando distantes da costa brasileira. Um ponto a ser destacado sobre o mercado offshore é que ele requer níveis elevados de segurança, considerando tanto a integridade dos funcionários quanto a preservação ambiental. Um case de sucesso nesse mercado é o da Macnor, parceira da Sansuy.

Dito isso, acompanhe as subseções seguintes e conheça três dos produtos Sansuy para teste de carga: o Water Bag, Lifting Bag e Life Boat Bag.

Water Bag

Além do segmento offshore, a Water Bag também é empregada em áreas como engenharia civil e mercado industrial. Uma das suas principais características é a flexibilidade, permitindo maior facilidade no seu manuseio e transporte, sendo fabricada com tecido de poliéster de alta tenacidade. Além disso, ambas as faces da Water Bag são revestidas por filmes de PVC, confeccionadas com soldas eletrônicas de alta frequência.

Essa característica garante total segurança, resistência mecânica e estanqueidade do material, evitando vazamentos. A Water Bag da Sansuy tem o fator de segurança mínimo 6 para todos os modelos, além de ser testada e certificada por um laboratório europeu de prestígio internacional. Usamos o produto em testes de carga em guindastes, com uma capacidade entre 5 e 35 toneladas de água.

Lifting Bag

Também conhecidas por bolsas de elevação, as Lifting Bags são projetadas para atuar debaixo d’água, visando erguer objetos ou pessoas. Isso ocorre graças à sua característica de flutuabilidade, sendo feitas, na maioria das vezes, com tecido hermético, para evitar vazamentos.

Vale destacar que existem dois tipos de Lifting Bags: as de elevação abertas e elevação fechadas. A primeira é aberta na parte inferior, de modo que ocorre o derramamento do excesso de ar, conforme a Lifting Bag sobe até a superfície. A ideia da elevação fechada é evitar que a bolsa solte o objeto ou o mergulhador na parte inferior.

Sobre o formato dessa Lifting Bag, ela deve ser feita para distribuir o volume na direção vertical, pois, desse modo, a extremidade aberta fica sempre submersa na água. Um ponto a ser mencionado, ainda, é que essas bolsas não podem ter água demais, sendo empregadas para elevadores com mudança na pressão.

O segundo tipo de Lifting Bag, também conhecido por camelo, pode ser no formato de cilindro vertical, horizontal, travesseiro ou lágrima. O seu funcionamento é com base em uma válvula de sobrepressão, visando evitar uma pressão interna em excesso, em relação ao ambiente. Geralmente, as bolsas de elevação fechadas são usadas na superfície da água ou em profundidades baixas.

Life Boat Bag

As Life Boat Bags são bolsas de água empregadas em testes de carga com distribuição uniforme. Na prática, elas são compostas por acessórios de preenchimento e descarga, bem como uma válvula de alívio automática. Ela é ativada no momento em que as malas do barco salva-vidas chegam ao peso ideal. Alguns acessórios que podem ser encontrados em uma Life Boat Bag incluem:

  • mangueiras;
  • mochilas de transporte e armazenamento;
  • sistemas de coletores;
  • bombas.

Quais os benefícios do seu uso?

A segurança é o maior benefício de usar bolsas d’água em testes de carga. Não usar tais equipamentos pode aumentar o risco de acidente durante uma operação, colocando em xeque a integridade física dos envolvidos. Além de ser usado em testes gerais, o teste de carga pode ser empregado em procedimentos de manutenção, sendo que a sua aplicação correta depende das características de cada parceiro de negócio.

A Water Bag da Sansuy já vem com um sistema de suspensão, sendo formado por cintas de carga certificadas. Além disso, possui conexões, válvulas e tubo umbilical, para tornar a operação mais fácil. Entre os benefícios de seu uso, podemos citar:

  • flexível e dobrável, facilitando o armazenamento e transporte;
  • reparável;
  • reutilizável;
  • composição de cargas mais elevadas pela combinação de variados modelos de bolsas.

O teste de carga é um procedimento que pode ser usado em testes e manutenções de equipamentos, como guindastes e pontes rolantes. Usando a Water Bag da Sansuy, você passa a ter maior segurança durante a operação, evitando expor os funcionários envolvidos a qualquer risco.

Gostou do texto? Aproveite a visita ao blog e acesse nosso site para conhecer as nossas opções de produtos para testes de carga!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos