+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Tela para sombreamento: veja como escolher o melhor material

Modificado em: junho 6, 2024

As telas de sombreamento, assim como o nome sugere, têm como função principal ao bloqueio parcial dos raios solares. No entanto, as diversas opções em fios e porcentagem de bloqueio permitem o uso em construção civil e estacionamentos, assim como na secagem.

O material comercializado pela Sansuy possui resistência mecânica e formulação contra raios UV.

Vamos saber mais sobre o produto com Tiago Takami, executivo de vendas no agronegócio da Sansuy. Neste artigo, falamos sobre algumas aplicações das telas de sombreamento e como escolher a melhor opção para a sua necessidade. Vamos lá?

O que são e para que servem as telas para sombreamento?

A tela para sombreamento Sansuy é fabricada com fios de poliéster de alta tenacidade empastado com PVC, devido ao tipo de termoplástico a tela permite a confecção de peças por solda eletrônica de alta frequência em dimensões variadas e com acabamento facilitando a instalação dos módulos.

As telas de sombreamento Sansuy proporcionam taxas de sombreamento de 57%, 69% e 80%.

 Em quais situações ela pode ser utilizada?

Veja a seguir algumas aplicações para as telas de sombreamento e os benefícios do uso desse material em fazendas, culturas e criação de animais.

Proteção e conforto de animais

Em modelos de confinamento dos bovinos, principalmente para a produção de leite em que as raças com maior desempenho são de origem europeia, caracterizada pelo clima mais frio, as telas de sombreamento proporcionam um maior controle térmico que favorece a redução do estresse do animal e, consequentemente, evita a queda na produção de leite e/ou proteína animal.

Além disso, podem ser utilizadas com a finalidade de proporcionar conforto e bem-estar à criação de outros tipos de animais, como os suínos e os ovinos. Recomenda-se, porém, a instalação do material em uma distância mais próxima do local de consumo de comida e água a fim de estimular a alimentação adequada dos animais.

Secagem de grãos de café

Na secagem de grãos de café, a tela de sombreamento evita a fermentação da polpa do grão e o contato direto da produção com o solo. A água da chuva ou o orvalho da madrugada ultrapassam os vãos da tela e evitam o excesso de umidade acumulada nos grãos.

Com essa aplicação, é possível reduzir o processo de enleirar o café à tarde, o que também diminui a demanda por mão de obra e, consequentemente, os custos de produção.

Cultivo

A tela de sombreamento no cultivo de plantas e hortaliças é essencial. Na agricultura, o material protege a plantação sem impedir a realização da fotossíntese, que garante a vida, o crescimento e o fortalecimento das plantas. Além disso, ajudam na contenção de chuvas e outros tipos de intempéries (geada, seca e granizo), garantindo ainda a distribuição homogênea de raios solares sobre o espaço de cultivo.

Elas ainda protegem as plantas contra pragas, minimizando o risco das perdas de produção e reduzindo a mortalidade das mudas para enxerto nos dias mais quentes. Por esses motivos, são mais indicadas na produção de hortaliças, flores, plantas medicinais, especiarias e até frutas e legumes.

Aplicações domésticas

A tela de sombreamento também pode ser usada em ambientes domésticos, como jardins e garagens, com o intuito de proteger locais em que é necessário reduzir a incidência de luz ou para garantir ventilação sem impedir a passagem de calor.

Como escolher a melhor opção de telas para sombreamento?

O melhor produto é a criado a partir de um material com alta resistência mecânica, pouco suscetível aos raios ultravioletas do sol e com capacidade para fornecer um bom nível de sombreamento do local. Procure por marcas tradicionais com certificado de qualidade e um bom nível de confiabilidade garantido por clientes que já testaram o produto.

As telas de sombreamento devem ser instaladas a partir do uso de mourões de madeira ou postes de alvenaria. Eles elevam a altura de estufas e dos locais de criação ou cultivo de forma a superar o alcance dos animais mais curiosos, como os bovinos, que podem danificá-la ou rasgá-la — quando as telas são aplicadas com essa finalidade — ou a fim de obter uma distância mínima que permita a livre circulação de pessoas entre os canteiros.

O material pode ser fixado por meio de sistemas de cabeamento com aço ou cordoalhas, o que é indicado conforme a incidência e a força dos ventos no local.

Agora que você sabe o que é e para que serve uma tela de sombreamento, que tal conhecer os produtos da Sansuy para atestar que o nosso material é o mais indicado para o seu projeto?

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos