+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Sistema de enlonamento de caminhão manual ou mecanizado: entenda suas diferenças!

Modificado em: junho 6, 2024

Muito além de garantir a integridade da carga e a segurança do transporte, as lonas têm um papel fundamental na otimização dos processos durante o carregamento e descarregamento dos caminhões.

É por isso que preparamos um post exclusivo para abordar algumas características e vantagens de investir em um sistema de enlonamento de cargas realmente eficiente e seguro para a sua empresa.

Para tanto, vamos abordar ao longo do texto algumas diferenças em realizar esse processo de forma manual, assim como de forma mecanizada com estruturas específicas para isso.

Vamos direto aos pontos? Boa leitura!

O que é o enlonamento do caminhão?

Trata-se de uma prática amplamente conhecida e realizada por empresas e caminhoneiros que realizam o transporte de cargas no dia a dia. No entanto, apesar de essa tarefa ser algo tão comum assim, nem sempre isso significa que seja fácil e prática — além de seguro — para boa parte dos profissionais.

Por exemplo, há uma norma regulamentadora no Brasil, a NR 35, que disciplina e orienta as boas práticas sobre qualquer trabalho realizado em alturas, mas que nem todo profissional tem conhecimento ou mesmo segue tais orientações.

No caso do enlonamento de caminhões, os trabalhadores precisam (ou deveriam) ficar atentos a determinados cuidados em relação à sua segurança, assim como para a própria produtividade do trabalho.

Logo, podemos classificar o enlonamento de caminhões como uma atividade essencial no transporte de cargas, que visa não somente proteger e cobrir os materiais carregados no veículo, como também é uma ação que deve prezar pela eficiência e segurança dos colaboradores envolvidos.

Como é feito o enlonamento de caminhões na prática?

Há diversas técnicas e métodos utilizados pelos profissionais no enlonamento de cargas, o que é muito variável de acordo com o tipo, tamanho, altura e material utilizado para esse fim. Sendo assim, podemos classificar essa atividade em dois grupos diferentes: o sistema de enlonamento manual e o mecanizado.

Quer conferir as principais diferenças entre eles? Acompanhe!

Enlonamento manual

Como o próprio nome sugere, o sistema de enlonamento manual é realizado pelos próprios colaboradores, sem a ajuda de qualquer tipo de equipamento ou máquina para cobrir a carga.

Ou seja, é preciso calcular bem e utilizar a força humana para estender a lona sobre toda a carga, levando em consideração o lugar correto das amarrações.

O sistema de enlonamento manual é comumente aplicado em cargas menores e mais compactas, mas também há ainda quem insista na prática mesmo em caminhões maiores. Nesse caso, apesar de ser possível e aplicável para a maior parte das cargas, podemos destacar inúmeras desvantagens do sistema manual para os colaboradores.

O primeiro é o uso da força braçal, que além de ser cansativo para o profissional, pode deixar falhas e amarrações não muito seguras durante o transporte. Em outras palavras, além de causar esforços excessivos, a segurança e qualidade do enlonamento podem ser menores nesses casos.

Além disso, vale destacar também a questão do tempo gasto para esse tipo de enlonamento da carga, que consequentemente é mais longo e do que em um sistema mecanizado.

Enlonamento mecanizado

Já no caso do sistema de enlonamento mecanizado, em que há uma estrutura especial e automatizada para realizar esse trabalho, as vantagens são notórias — a começar pelo bem-estar e a segurança dos colaboradores que dispensam o esforço físico de ter que esticar as lonas com as próprias mãos.

Depois, o que destacamos como desvantagem no tópico anterior, aqui, passa a ser um benefício indiscutível: o tempo do processo! Afinal, com o sistema de enlonamento mecanizado, em poucos minutos a lona é estendida e presa de forma linear por todo o caminhão, evitando, assim, retrabalhos e ajustes.

Por fim, há a questão da segurança e da qualidade do processo, que são infinitamente superiores no sistema mecanizado, eliminando riscos de acidentes ou de qualquer incidente com a carga durante o transporte.

NR 35 e enlonamento de caminhão

A Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Altura. Essa norma estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, visando garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos nesse tipo de atividade.

Ao realizar o enlonamento do caminhão, os colaboradores precisam subir no veículo para cobrir a carga a uma altura superior a 2 metros do solo, o que configura uma atividade em altura com risco de queda.

Conforme estabelecido na NR 35, é preciso realizar uma análise preliminar de riscos em qualquer trabalho executado em altura a fim de prevenir acidentes. Essa análise deve ser conduzida por um técnico devidamente habilitado e incluir a identificação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos (EPCs) que a empresa deve disponibilizar.

Além da seleção adequada dos equipamentos de proteção, a empresa também é responsável por oferecer treinamento específico para trabalho em altura aos seus colaboradores, com duração mínima de 8 horas.

Esse treinamento pode ser realizado internamente ou por terceiros contratados. É de extrema importância que todas as etapas desse preparo sejam devidamente documentadas.

Sem um treinamento adequado e os EPIs necessários, as chances de acontecer acidentes de queda em altura são maiores, e isso pode resultar em lesões graves ou até mesmo fatais, aumentando os índices de afastamento e absenteísmo.

Além disso, a empresa pode ser multada e as atividades da organização podem ser suspensas.

Por que preferir um sistema de enlonamento mecanizado de caminhões?

Além de todas as vantagens e os benefícios práticos que destacamos acima, o sistema de enlonamento mecanizado de caminhões permite agregar uma série de outros fatores nas operações de sua empresa ou atividade.

Isso significa que, além da segurança de sua carga, você também pode proporcionar uma maior qualidade do serviço de seus colaboradores, evitar acidentes durante o processo já que eles não precisam subir na carroceria, não sujam as roupas, cumprir com as normas exigidas e, até mesmo, proporcionar melhores experiências ao consumidor final por meio de entregas mais rápidas e de melhor qualidade.

Para exemplificar esses fatores agregados, preparamos uma pequena lista de vantagens do sistema de enlonamento mecanizado. Confira!

Aumento da durabilidade da lona

Investir em lonas de qualidade é um fator diferencial nas empresas de transporte. No entanto, muito além do material escolhido, a vida útil desses produtos depende muito do seu manuseio e conservação.

Se a lona não for adequada e de ótima qualidade, inevitavelmente, essas práticas aceleram a vida útil da lona e, consequentemente, podem acarretar em rasgos, furos e, até mesmo, no descarte completo do material.

No sistema de enlonamento mecanizado, o processo é realizado de forma muito mais adequada e com menos riscos para o desgaste do material, desde que o sistema ofereça uma lona adequada para resistir o atrito do procedimento do enlonamento mecanizado, uma lona adequada permite prolongar o uso da lona e conservá-la por muito mais tempo.

Cumprimento das normas de segurança

Como bem destacamos no início, certas atividades profissionais precisam se orientar e cumprir resoluções oficiais, que preveem a garantia de segurança e bem-estar dos colaboradores. E no caso do enlonamento de cargas, isso não é diferente!

Sendo assim, o sistema mecanizado, além de garantir mais segurança e qualidade nos serviços, também pode ajudar a empresa a se adequar em relação à legislação exigida para aquela atividade.

Melhor experiência nas operações

Por fim, vale destacar o aumento da produtividade e a redução de tempo nos processos como um diferencial vantajoso para o sistema de enlonamento mecanizado. E isso pode ter influência direta nas suas entregas, permitindo que o comprador receba a sua carga mais íntegra e em menos tempo.

Importância de escolher uma lona de qualidade

Como vimos até aqui, a lona para caminhão desempenha um papel fundamental na proteção da carga e dos usuários da estrada, evitando quedas tanto na via quanto nos veículos. Por isso, é de extrema importância escolher um material de qualidade e feito por uma marca de confiança.

Uma lona de qualidade é projetada para resistir a condições climáticas adversas, como chuva, vento, sol intenso e temperaturas extremas. Ela oferece uma barreira eficiente para proteger a carga ou o equipamento no caminhão contra a umidade, poeira, raios UV e outros elementos que possam danificá-los.

Além disso, elas devem ser feitas de materiais resistentes e duráveis, como o PVC e precisam estar bem fixadas para evitar que a carga seja exposta ou caia durante o transporte, reduzindo significativamente o risco de acidentes rodoviários.

Em meio a tantas opções disponíveis no mercado de lonas, pode ser desafiador saber como selecionar uma lona de qualidade. Nesse contexto, a melhor opção é escolher um produto da Família Vinilona, onde além das lonas tradicionais, oferecemos o kit de enlonamento mecanizado da Sansuy: Vinilona R Superfácil, que além de ter uma lona fabricada com material de qualidade, desenvolvida especialmente para esse tipo de sistema, contribui para a agilidade no processo de abertura e fechamento da cobertura da carga.

Além da redução de tempo e esforço na tarefa de enlonamento e desenlonamento da cobertura, o kit de enlonamento mecanizado da Sansuy Vinilona R Superfácil, atende às normas em vigor para trabalho em altura (NR 35) e ajuda na redução dos riscos de acidentes, principalmente de quedas.

Em resumo, estas são algumas dicas sobre qual é o melhor sistema de enlonamento de cargas. E como bem vimos, hoje, graças ao advento de novas soluções modernas e práticas, é possível otimizar esse processo por meio de estruturas mecanizadas, que agregam mais segurança, praticidade, rapidez e ainda podem reduzir custos em suas operações.

Gostou do conteúdo que trouxemos neste post? Tem dicas e sugestões para compartilhar sobre este assunto com a gente e outros leitores? Então, deixe o seu comentário!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos