Voltar para a página inicial

Qual a importância da política anticorrupção da Sansuy?

Modificado em: maio 31, 2023

Atingir o sucesso operacional e ser reconhecida no mercado como uma empresa séria e comprometida com os clientes é, sem dúvida, o objetivo de todo e qualquer negócio. Contudo, chegar a esse patamar exige uma série de medidas as quais passam por inovação, atendimento de ponta e alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

No entanto, a boa imagem e reputação de um empreendimento não depende apenas desses elementos. Indo além, hoje as organizações também precisam se atentar às questões éticas, reforçando ao máximo o compliance e a regularidade de suas atividades em estrito atendimento às normas e princípios estabelecidos como parâmetros para uma atuação transparente.

A Sansuy, ciente da importância desses atributos e em respeito ao consumidor, adota em suas atividades uma postura ética e rígida, pautada no respeito às normas e na responsabilidade social e ambiental. Nesse sentido, a política anticorrupção da Sansuy tem um papel fundamental, dando contornos mais práticos para a garantia desses valores em todas as atividades.

Preparamos este artigo completo para falar um pouco mais da política anticorrupção, mostrando como essa medida funciona e quais as vantagens geradas para clientes, parceiros e para o mercado de forma geral. Acompanhe!

O que é a Política Anticorrupção da Sansuy?

De maneira simples, pode ser entendida como um conjunto de ações e práticas que visam educar, informar e preparar todos os membros e agentes, internos e externos, que de alguma forma estão relacionados às atividades da empresa. Essa política tem como objetivo garantir à Sansuy uma atuação mais rígida em respeito a valores importantes, como:

  • ética;
  • transparência;
  • responsabilidade socioambiental;
  • valorização dos colaboradores;
  • excelência na fabricação de seus produtos.

A Política Anticorrupção da Sansuy, na prática, se materializa também como código de conduta e integridade, que, em conjunto com os demais instrumentos de controle interno, visa fortalecer o caráter legal de suas ações e contribuir para a identificação e redução dos riscos de fraudes, desvios e outros atos lesivos.

Para isso, essa política firma algumas diretrizes que orientam quanto à adoção de boas práticas e elevados padrões de integridade, transparência e legalidade por seus colaboradores, administradores e demais partes interessadas. Com isso, a Sansuy busca atender ao disposto na Lei Federal nº 12.846/13, a chamada Lei Anticorrupção, e ao Decreto Estadual nº 46.782/15.

Como ela funciona?

Inicialmente, é essencial deixar claro que a Política Anticorrupção da Sansuy tem uma grande amplitude dentro de suas operações. Prova disso é que as diretrizes são aplicáveis a:

  • todos os colaboradores e administradores;
  • fornecedores;
  • prestadores de serviços;
  • autoridades públicas;
  • representantes de agências reguladoras; e
  • quaisquer outros agentes com os quais mantenha relação contratual.

Ou seja, a Sansuy teve uma grande preocupação em criar uma política que fosse realmente integrada ao seu modelo de negócio, indo muito além da fixação de diretrizes, da orientação e conscientização dos profissionais e setores internos, abarcando também terceiros e parceiros com que se relacionam.

Como ela é aplicada no dia a dia?

Quanto à implementação dessa política dentro e fora da empresa, diferentes são as estratégias utilizadas. A exemplo, no caso dos funcionários novos, eles recebem as informações e direcionamentos necessários sobre a política anticorrupção desde o momento da admissão.

Por outro lado, os funcionários que já estão integrados passam por uma espécie de reciclagem a cada seis meses. Um material educativo é distribuído a esses profissionais, atualizando-os e alinhando-os com eventuais mudanças e elementos que a Sansuy considera importantes.

Por fim, em relação a terceiros — como a comunidade, os clientes, os fornecedores, os funcionários terceirizados e os órgãos públicos —, estes recebem as informações por meio dos contatos internos da Sansuy ou pelo site.

Inclusive, no ambiente virtual, a Sansuy desenvolveu a página de linha de ética, uma seção que funciona como um canal de comunicação confidencial mantido para o oferecimento de denúncias de forma segura e confidencial (se assim o denunciante desejar). O objetivo é facilitar o apontamento de condutas contrárias às normas éticas, que ferem a transparência e que infringem o regulamento interno e a legislação vigente.

As informações recebidas a partir desse canal serão tratadas de forma imparcial, com o objetivo de garantir o sigilo absoluto e a não retaliação ao denunciante. O objetivo único da Sansuy é solucionar o problema, restabelecendo os padrões éticos em total respeito aos clientes

Quais são os benefícios dessa Política Anticorrupção?

Adotar uma postura responsável, ética e transparente é certamente um diferencial importante no mercado. Sobretudo em um período em que escândalos de corrupção, fraudes e outros crimes vieram à tona no Brasil, esse tema ganhou ainda mais destaque e importância dentro dos negócios.

Nesse sentido, o fato é que cada vez mais a integridade é um valor reconhecido e buscado no ambiente empresarial. Por isso, é dever dos empreendimentos investir em metodologias e ferramentas capazes de aprimorar tais atributos, principalmente em respeito ao consumidor.

Nesse contexto, a Política Anticorrupção da Sansuy apresenta um conjunto de benefícios os quais atingem não somente ela própria, mas seus clientes parceiros e o consumidor final. Entre eles, pode-se citar:

  • eliminação de riscos de prejuízos decorrentes de desvios, fraudes e outras irregularidades;
  • redução da ocorrência de lesivos praticados contra o patrimônio da organização e de agentes relacionados a suas atividades;
  • instituição do Programa de Integridade aprovado pela Diretoria da Companhia, uma iniciativa que tem como base a implementação de uma cultura, diretrizes e ações de combate à corrupção e de apuração de denúncias e irregularidades.

Por fim, como foi possível perceber, a Política Anticorrupção da Sansuy desponta como uma ferramenta altamente eficaz e produtiva para reforçar os valores éticos e morais em sua atuação, além de garantir que suas atividades estejam em total conformidade com leis, normas e os princípios mais importantes para os negócios. Dessa forma, a empresa cumpre seu papel no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e responsável.

Gostou deste post? Agora que você já conhece um pouco mais sobre a atuação da Sansuy, não pare por aqui: conheça melhor nossos produtos, serviços e diferenciais. Entre em contato conosco hoje mesmo e se torne nosso parceiro!

Mitos e verdades sobre o PVC

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos