+55 (11) 2139-2888 contato@sansuy.com.br Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 contato@sansuy.com.br
×

Perspectivas para o agronegócio brasileiro 2025 e previsões para 2026

Modificado em: dezembro 19, 2025
Início » Agronegócio » Perspectivas para o agronegócio brasileiro 2025 e previsões para 2026

O agronegócio brasileiro é um dos principais setores da economia nacional, além de contar com uma presença expressiva nos mercados globais. Diante disso, as perspectivas do agronegócio brasileiro em 2025 indicaram o seu crescimento contínuo, impulsionado pela diversidade de mercados e pelos avanços tecnológicos.

Dados do setor, fornecidos pela Conab e pelo MAPA agronegócio, reforçam a importância de acompanhar as tendências para planejar estratégias que sejam realmente eficientes. Da mesma forma, é necessário analisar as previsões para 2026, assim, empresários e gestores podem antecipar os movimentos e garantirem sua competitividade. 

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir quais são as principais perspectivas do agronegócio brasileiro em 2025 e as previsões para 2026. 

  • quais as perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025;
  • como os dados do agronegócio influenciam as previsões para 2026;
  • quais os desafios e oportunidades para o setor em  2026. 

Quais as perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025? 

As perspectivas do agronegócio brasileiro em 2025 mostram um cenário de expansão sustentada, mesmo que haja importantes desafios conjunturais. Vale lembrar que o agronegócio brasileiro responde por cerca de 25% do PIB nacional e tem impacto direto em diversas cadeias produtivas, conforme indicam dados da Cepea/USP. e CNA.

Conforme os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), espera-se que o crescimento do agronegócio, tanto na agricultura quanto na pecuária, mantenha-se próspero. Desse modo, o destaque fica por conta das culturas de soja, milho e algodão, entre outras.

Prova disso é o acumulado até o terceiro trimestre de 2025, quando a agropecuária apresentou um crescimento expressivo de 11,6% em relação ao mesmo período de 2024. Também existe a previsão do fortalecimento dos mercados internacionais, inclusive, aqueles que forem impulsionados por acordos comerciais.

No entanto, é preciso investir em tecnologia e processos eficientes, inclusive, sustentáveis, integrando diversas ferramentas digitais e biotecnológicas para enfrentar os desafios futuros do setor e garantir o aumento das oportunidades. Assim, especialistas da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária reforçam a necessidade de inovação para manter a competitividade. 

Como os dados do agronegócio influenciam as previsões para 2026? 

Os indicadores consolidados em 2025 são cruciais para fundamentar as estratégias do próximo ciclo de produção em 2026. Para a safra 2025/2026, a CONAB projeta uma produção recorde de 326,9 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 9,7% sobre o ciclo anterior.

Para 2026, as análises de mercado reforçam a relevância de uma gestão estratégica, considerando margens mais pressionadas e oscilações nos preços das commodities. Especialistas também destacam a atenção aos custos operacionais e ao planejamento frente às variações climáticas, incluindo os impactos do La Niña, com padrões distintos de chuva entre as regiões do país.

Nesse contexto, os dados de 2025 mostram que a competitividade em 2026 dependerá da eficiência na armazenagem, de gestão de risco e da adoção de estratégias que considerem a sustentabilidade.

Analisar esses parâmetros permite ao produtor antecipar investimentos em tecnologia e proteção, garantindo a rentabilidade mesmo sob pressão de mercado e em um cenário de volatilidade climática. 

Quais os desafios e oportunidades para o setor em 2026? 

Além de relembrar as perspectivas do agro em 2025, também é fundamental compreender que é preciso estar atento aos desafios e às oportunidades em 2026. Entre os desafios, é possível destacar a necessidade de enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, a pressão por práticas sustentáveis e a necessidade de transformação digital.

Portanto, a sustentabilidade é tema central, o que exige investimentos em tecnologias que minimizem a pegada ambiental. O setor também deve se adaptar às exigências do mercado consumidor por alimentos certificados e processos transparentes.

Por outro lado, há grandes oportunidades, incluindo o aumento da demanda global por alimentos sustentáveis e o uso de tecnologias de precisão para otimizar recursos e ampliar a produtividade. Para tanto, pode-se fazer uso de sensores, drones, GPS e análise de dados, que deixam os sistemas mais eficientes, rentáveis e, principalmente, sustentáveis.

Além disso, essas técnicas permitem o manejo mais eficiente de recursos como água e fertilizantes, reduzindo os desperdícios e os impactos ambientais. 

Entenda como superar esses desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento no agronegócio em 2026 com as soluções da Sansuy.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter
Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos

    enlonamento mecanizado

    Saiba na prática como funciona o sistema de enlonamento mecanizado Sansuy