De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, no Brasil, existem cerca de 4,39 milhões de profissionais habilitados para dirigir caminhões. Dessa quantidade, apenas 2,81% das pessoas habilitadas para dirigir caminhões são mulheres. Os dados evidenciam que a presença feminina, apesar de crescente nos últimos anos, ainda pode conquistar uma fatia maior no segmento.
O câncer de mama atinge 2,3 milhões de mulheres no mundo anualmente. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que mais de 73 mil novos casos da doença surgem todos os anos.
É preciso se conscientizar para que a prevenção seja acessível a todas as mulheres. Por isso, desenvolvemos este conteúdo sobre o Outubro Rosa. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
Outubro Rosa: motivação e importância
Quando o assunto é o papel da mulher no cenário econômico nacional, entra em cena o Outubro Rosa. Criada no início dos anos 1990, com a intenção de conscientizar o público feminino ao redor do mundo sobre a importância da prevenção do câncer de mama, essa campanha é extremamente relevante. Nas estradas, então, ela encontra um excelente canal de difusão.
O principal objetivo da campanha é compartilhar informações vitais sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero. A conscientização é fundamental para que todas as mulheres entendam os riscos, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
Quando detectada em estágios iniciais, essa doença pode ser tratada com muito mais eficácia, aumentando significativamente as chances de cura e a qualidade de vida da paciente.
Laço do Outubro Rosa
Durante o mês de outubro, você certamente vê laços na cor rosa por todas as partes. Essa tradição, que hoje é símbolo da campanha de conscientização sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama, surgiu nos Estados Unidos por volta de 1997.
Organizou-se uma maratona em Nova York, com o objetivo específico de alertar a respeito da campanha. E o símbolo escolhido foi justamente o laço rosa, entregue a cada um dos participantes do evento. Logo ele caiu no gosto e passou a representar o Outubro Rosa em diferentes lugares, ajudando a disseminar a ideia pelo mundo.
Essa visibilidade é um convite à reflexão e à mobilização. Cada laço rosa representa vidas que podem ser salvas por meio da informação e do acesso a serviços de diagnóstico. É um lembrete de que a prevenção é um dever de todos nós.
Tipos mais comuns de câncer de mama
Existem três tipos mais comuns de câncer de mama. O primeiro deles é o carcinoma ductal. Eles formam-se no revestimento dos ductos mamários, canal por onde o leite passa até o mamilo.
Depois, vem o carcinoma lobular, que pode ser um tumor tanto invasivo (aquele que já é considerado um câncer) quanto não invasivo. Esse último caso pode representar um fator de risco maior de desenvolver a doença, mas não necessariamente uma regra.
Por fim, há também o câncer nos tecidos conjuntivos. Como o próprio nome já diz, ele se inicia no tecido conjuntivo, onde estão presentes os músculos, os vasos sanguíneos e a gordura. São mais raros, mas podem acontecer.
O que se deve considerar é, assim que realizar o autoexame, procurar um especialista em saúde da mulher se identificar qualquer tipo de anomalia. Além, claro, de manter os exames em dia e ter uma rotina de acompanhamento.
Se você receber qualquer um desses diagnósticos, lute! Sua vida vale a pena! Para se inspirar, nada melhor que conhecer a história de outras caminhoneiras que enfrentaram diferentes tipos de desafios para conquistar os seus sonhos. Conheça o movimento A Voz Delas e inspire-se!
Cuidados com a saúde na estrada
O Outubro Rosa nos ajuda a entender como a prevenção pode estar presente na rotina das mulheres, independentemente da profissão e do dia a dia delas. As caminhoneiras, por exemplo, podem seguir duas pequenas dicas para contribuir consigo mesmas. Veja!
Redução do estresse
Encarar as coisas com leveza é muito importante para fugir de problemas como ansiedade e depressão. Essas condições psicológicas reduzem o potencial de defesa do corpo, elevando a probabilidade do desenvolvimento do câncer de mama.
É importante cortar pensamentos negativos e tensões, alimentando o otimismo e o bom humor durante os trajetos. Isso garante o bem-estar no presente e reduz a chance de dores de cabeça no futuro.
Ter uma boa alimentação
Alimentos nutritivos ajudam a combater a fadiga e o sono, ajudando você a ter mais disposição ao longo do dia. Dessa forma, é possível melhorar a sua saúde e potencializar a sua capacidade de dirigir com segurança — o que é algo indispensável para quem vive na estrada, já que a falta de atenção e os problemas relacionados ao sono representam a terceira maior causa de acidentes nas rodovias brasileiras.
O objetivo aqui não é assustar ninguém, mas é importante ter em mente que quando a alimentação não é equilibrada e se baseia em gorduras e alimentos processados, os riscos se multiplicam.
Além do sobrepeso e da hipertensão, há um aumento na probabilidade de doenças cardiovasculares, que podem culminar em um infarto. Como você pode perceber, o impacto vai além da saúde física, pois uma dieta pobre pode:
- prejudicar sua concentração;
- afetar sua coordenação motora;
- diminuir a rapidez do raciocínio.
Dicas de saúde e prevenção
A disseminação de informações sobre o Outubro Rosa e a realização de exames periódicos são muito importantes no combate a essa doença. Porém, as mulheres devem adotar hábitos para reduzir as chances de sofrerem desse mal.
Na sequência, trazemos algumas das principais práticas, de eficiência comprovada e que estão ao alcance de todas.
Autoexame
O autoexame é uma ação muito importante que toda mulher deve incorporar em sua rotina de cuidados com a saúde. Ele permite identificar anormalidades nas mamas, aumentando significativamente as chances de um diagnóstico precoce, o que é fundamental para um tratamento eficiente de doenças como o câncer de mama.
Para as mulheres que menstruam, o ideal é fazer o exame cinco dias após o período menstrual. Esse momento é importante porque as mamas tendem a estar menos sensíveis e mais fáceis de examinar. Para aquelas que estão na menopausa, o autoexame pode ser realizado a qualquer momento.
A realização do autoexame é muito simples, ou seja, qualquer caminhoneira consegue fazer, em casa ou em paradas ao longo das estradas. Veja só:
- analise a posição dos mamilos e o contorno das mamas diante de um espelho;
- observe se, levantando os braços, a superfície mamária tem a forma alterada;
- faça movimentos em círculo com a ponta dos dedos da mão esquerda, deitada, avaliando a mama direita, e vice-versa.
Como dissemos, ao perceber qualquer alteração nas suas mamas, não deixe de procurar um especialista. Caso esteja na estrada, coloque como prioridade entrar em contato com um profissional de confiança para explicar o que houver e marcar uma consulta assim que possível, sem adiar. Dessa forma, há a possibilidade de realizar os exames necessários para identificar do que se trata.
Lembre-se sempre: quanto antes descobrir que está com o câncer de mama, maiores são as chances de que ele não afete tanto a sua vida. Portanto, além de realizar todos os procedimentos necessários, oriente aquelas com as quais você topar pelo caminho, pois isso será muito importante para reduzir os quadros graves da doença.
O Outubro Rosa é uma campanha primordial para prevenir e informar sobre o câncer de mama. Além de se cuidar e fazer os exames, as mulheres caminhoneiras podem aproveitar para usar o laço rosa na boleia, na traseira ou em qualquer outro lugar do veículo, ajudando a disseminar essa campanha para ainda mais pessoas.
Falando em datas importantes, aproveite a visita ao blog para saber mais a respeito do Dia do Caminhoneiro!