+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Como a escassez de água e a alta na energia afetam a piscicultura

Modificado em: maio 31, 2023

A falta de recursos é um dos principais problemas quando se trata de produtividade. A água e a energia elétrica são cruciais, por exemplo, para a piscicultura e, justamente em função disso, sua escassez pode afetar toda uma propriedade.

Desde os produtores com estruturas para grandes escalas de produção até os pequenos, é possível pensar em maneiras de contornar e superar esse desafio se quiser manter os resultados em alta.

Quer saber mais sobre como lidar com a escassez de água e a alta na energia? Então, acompanhe este conteúdo até o final!

Como o alto custo da energia afeta a piscicultura?

A energia elétrica tem um grande potencial de impacto nos custos de produção na piscicultura, isso porque vários equipamentos dependem do insumo para se manterem funcionando. Com ela, o produtor consegue proporcionar não apenas o bem-estar animal, como a melhor conservação da sua produção.

É claro que, para evitar o problema, é necessário desenvolver estratégias de gestão que sejam eficientes. Uma ideia é automatizar algumas tarefas, garantindo sua agilidade e eficácia. Mas, além disso, é recomendado repensar constantemente os processos, procurando maneiras de implementar um sistema de melhoria contínua.

De que modo a escassez de água impacta a produtividade?

Assim como a alta da energia elétrica, a escassez de água também ameaça significativamente a piscicultura. Esse problema é decorrente das inúmeras condições ambientais que vêm sendo alteradas em função do aquecimento global, causando o aumento das temperaturas e longos períodos de seca.

Em geral, qualquer piscicultor depende profundamente das vazões dos rios para conseguir abastecer adequadamente os seus açudes. Com a mudança do clima e pouca chuva, essas vazões diminuem bastante, atrapalhando a captação de um dos recursos mais importantes para a produção.

Quais são os produtos da Sansuy para resolver esse problema de forma sustentável?

Existem alguns produtos Sansuy que ajudam a contornar as dificuldades do alto preço da energia elétrica e também da escassez de água. Então, que tal conhecermos melhor algumas delas?

Biodigestores

A Sansuy conta com uma linha de biodigestores que produzem bioenergia a partir do tratamento de resíduos da agropecuária. Feitos de vários compartimentos, eles decompõem matérias orgânicas provenientes da produção vegetal, industrial, animal e até humana nas propriedades rurais. O resultado é a geração de biogás e de biofertilizantes, ambos úteis para a propriedade.

Tudo isso pode ser feito por meio de dois produtos:

  • Vinibiodigestor
  • Biodigestor Plus

Vinibiodigestor Sansuy atende cada propriedade rural conforme suas reais necessidades de preservação ambiental, demanda energética (biogás) e biofertilizante com alta qualidade. Permitem o isolamento entre resíduos, homens e animais, proporcionando diminuição de moscas, parasitas, patógenos e odores, além de reduções nas demandas biológica e química de oxigênio (DBO e DQO) e a estabilização da matéria orgânica com melhor aproveitamento dos minerais como adubo.

O Biodigestor Plus teve planejamento alicerçado em conceitos ecologicamente sustentáveis e corretos, incluindo a prioridade dada à armazenagem de dejetos animais e o aproveitamento do consequente gás metano oriundo das substâncias. O produto é alinhado aos tradicionais modelos europeus, agrega tecnologias de controle automatizado e alta conversão de matéria orgânica, garantindo alta performance e produção de biocombustível.

Itens para armazenar água

A Sansuy também dispõe de algumas diferentes soluções para quem quer armazenar água da chuva em períodos de cheia, para usar durante as secas. Vamos conhecer algumas delas?

Tanques Circulares 

Tanques circulares são utilizados para cultivar organismos aquáticos e também podem ser utilizados como reservatórios de água. Os produtos da linha Vinitank da Sansuy são uma alternativa de baixo custo e instalação mais simples e rápida, pois, não é necessário escavação, apenas o nivelamento do terreno, para o armazenamento de até 230.000 litros de água em um tanque com 2,00 metros de altura da borda em relação ao piso.

O vinitank tem coluna d’água com 1,85 metros acima do piso, altura manométrica esta, capaz de proporcionar a distribuição de água sem o uso de moto-bomba em granjas, utilizando apenas a força da gravidade.

Cisterna Agroindustrial

Essa cisterna agroindustrial está disponível para o agronegócio, com o principal objetivo de captar e armazenar água proveniente da chuva ou mesmo de caminhões-pipa. Para tanto, basta que você tenha um sistema de captação projetado para ter água disponível mesmo nos períodos mais secos do ano.

Ela tem uma capacidade de 200m3 e ainda pode ser encomendada em tamanhos maiores, de acordo com a demanda da sua propriedade e a infraestrutura de instalação, podemos fornecer cisternas de até 1.000.000 litros. Assim, você garante uma solução milimetricamente adequada à sua necessidade.

Sua estrutura é feita em ferro galvanizado, conferindo mais segurança à cobertura, que é feita de lona de PVC. Esse item está entre os produtos de maior qualidade da Sansuy, o que dá a você ainda mais segurança em relação à resistência e à impermeabilidade do produto.

Viniliq Estacionário

O Viniliq Estacionário também é uma opção para quem quer armazenar água, ele conta com flexibilidade e mobilidade para que você atenda todas as necessidades do negócio.

Funcionando como uma espécie de caixa d’água móvel, você pode dobrá-lo e transportá-lo para diferentes partes da propriedade, isso graças à sua estrutura feita em lona.

Uma dica é ter mais de um e usá-los para diferentes finalidades, por exemplo, para reservar água potável e também para água de reúso. Assim, você vai conseguir estocar volumes maiores e garantir toda disponibilidade necessária do recurso.

Ele é composto por:

  • duas mangueiras flexíveis de 7 metros;
  • uma bomba opcional;
  • uma válvula com registro;
  • o kit de reparo;
  • o tapete de lona;
  • e a embalagem de armazenamento.

Com diferentes dimensões, ele pode atender a toda demanda da propriedade. É isso mesmo: existe Viniliq de 15.000 litros de capacidade! Olha só suas opções:

  • 450 litros;
  • 700 litros;
  • 1.000 litros;
  • 6.000 litros;
  • 10.500 litros;
  • 15.000 litros;
  • 100.000 litros.

Viniliq Pipa

Outra alternativa é o Viniliq Pipa, um tanque para o transporte de água. Trata-se de uma estrutura flexível e que pode ser movida entre diferentes partes da propriedade (ou até outras propriedades) com a ajuda de caçambas de veículos. Isso vai transformar um caminhão comum em um caminhão-pipa.

A bolsa que armazena a água é completamente vedada, impedindo que o líquido vaze para fora. Você prende sobre a caçamba e já pode começar a encher. À medida que a água entra, ela vai se moldando ao formato da superfície do veículo, evitando quaisquer problemas de adaptação.

Obviamente, você pode atribuir muitas aplicações para essa solução, o que faz com que ela apresente vantagens realmente atrativas:

  • ela se adapta a praticamente qualquer tipo de carroceria;
  • conta com um sistema de fixação que aumenta a segurança do transporte;
  • tem um sistema simples de engate para a mangueira;
  • seu armazenamento é facilitado, afinal, ele é dobrável;
  • tanto as válvulas de enchimento quanto de esvaziamento são fáceis de usar.

Como você deve ter percebido, qualquer problema envolvendo diretamente os recursos naturais dos quais a piscicultura depende podem se tornar grandes impasses de produtividade. Nessas horas, é fundamental contar com soluções que ajudem a resolver suas principais demandas. E agora você tem opções tanto para gerar energia de forma sustentável quanto para armazenar água em períodos de chuva.

A Sansuy está sempre investindo na melhoria da qualidade dos seus produtos para oferecer mais segurança e credibilidade para você. Assim, o aquanegócio pode se desenvolver de forma produtiva e preparada para enfrentar até mesmo as variações climáticas que tanto castigam o setor.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Conheça a Sansuy para o aquanegócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos