+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Comprar caminhão usado vale a pena?

Modificado em: maio 31, 2023
Comprar um caminhão usado geralmente acaba custando bem menos, mas se ele não estiver em boas condições, o barato pode sair caro.
Aproveite e invista no seu negócio com a Loja Sansuy. Compre lonas de qualidade e de forma segura.

Veja algumas dicas importantes que podem ajudá-lo na jornada em busca de um bom companheiro de quatro rodas:

Saiba o que você quer

O primeiro passo, antes de querer ver qualquer caminhão, é definir exatamente o que você quer. Marca, ano e modelo, além do valor que você vai se permitir investir na aquisição.Também é preciso saber onde você vai utilizar o veículo e o tipo de carga que ele irá utilizar.

Negocie com tempo

Não se deixe pressionar para fechar a compra.
Analise bem o veículo e, se for o caso, volte outro dia depois de pensar bem. Se for comprar à vista, tente negociar com desconto.

Pesquise preços

Consulte o mercado e utilizando as tabelas como FIPE e MOLICAR.
Também verifique o estado geral do veículo, dos pneus e qual será o período de cobertura da garantia, qual a sua procedência e se possui alguns acessórios, como ar condicionado, defletor de ar, entre outros, pois eles influenciam no valor do caminhão.

Desconfie de preços muito baixos

Preços abaixo do mercado podem esconder problemas graves no caminhão. Procure por caminhões de acordo com a marca, modelo, ano e potência.

Verifique a documentação

Fique atento ao documento de Inspeção Veicular Ambiental. Se estiver tudo correto, você poderá começar a trabalhar no mesmo dia. Confira os seguintes documentos: comprovante de pagamento do IPVA e do seguro obrigatório (DPVAT), certificado de registro e certificado de licenciamento de veículo.

Faça uma avaliação do veículo de dia

Analisar o caminhão em seu estado não natural, como encerado ou molhado, dificulta a percepção de manchas, ranhuras, ferrugem ou pinturas sobrepostas. Às vezes é preferível optar por um caminhão com pequenas imperfeições visíveis, do que um com uma ótima pintura, mas que possui um histórico de inúmeras pinturas devido a acidentes.

Faça o teste do ímã

Enrole um ímã em um pano e passe pela lataria. Se depreender, significa que existem furos cobertos com massa plástica. Do mesmo modo, se você der pequenas pancadas na lataria e em algum ponto soar diferente.

Observe os faróis e as portas

Se os dois faróis não estiverem no mesmo estado e se houver problemas para fechar a porta, diferença entre vãos ou frisos desalinhados pode ser sinal de batida.

Confira os locais mais comuns de ferrugem

Como perto das borrachas, na parte de baixo das portas e dos pára-lamas, nas arestas inferiores da carroceria, canaletas e nas bordas das tampas do capô do motor e dos bagageiros.
Erga os tapetes – se encontrar ferrugem, água ou umidade, a vedação das borrachas dos vidros e portas está com problemas ou há buracos no assoalho.

Veja se houve colisão traseira

No caso, procure por pontos estranhos de solda ou desalinhamento entre a tampa do bagageiro e a parede traseira.

Teste a suspensão do caminhão

Balance o caminhão de um lado a outro. Se quando você soltá-lo e ele balançar duas vezes ou mais, os amortecedores de cabine e os embuchamentos de cabine podem estar com problemas e, além de poder ocasionar trincas no painel frontal da cabine e do prejuízo financeiro, isso prejudicaria a saúde do motorista.
Pneus desgastados também podem ser problemas de suspensão, mangas de eixos, alinhamento e balanceamento das rodas.
Provavelmente se o volante de direção e a alavanca do câmbio estiverem desgastados, o caminhão tem mais de 200.000 km de estrada. Lembre-se que se forem revestidos em couro, podem aparentar menos desgaste.

Faça um test drive

Se possível com o veículo carregado, verifique o desempenho do motor em subidas, a precisão do engate de marchas, se a caixa de câmbio ou o eixo traseiro estão apresentando algum barulho fora da normalidade.
Com o motor aquecido e funcionando em marcha lenta, remova a vareta de óleo e verifique se há um excesso de saída de fumaça branca, isto pode ser um indício de que o motor está com necessidade de ser recondicionado/feito.

Leve ao mecânico

Se possível, leve em um mecânico de confiança para dar um parecer a respeito do motor e da caixa de marchas antes de comprar o caminhão. Trepidações, batidas e ruídos em excesso podem ser um aviso de alerta.

Se você tiver problemas comprando diretamente de um proprietário, estará somente protegido pelo código civil.
(Fonte: Guia do Caminhão)
Agora que você já sabe o que fazer antes de comprar um caminhão, veja em nosso blog dicas para não ser parado na estrada.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter
Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos