+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Como criar carpa-capim? Confira informações importantes

Modificado em: junho 14, 2024

Quem se interessa por animais de água doce certamente já ouviu falar sobre o peixe carpa-capim. Trata-se de uma espécie muito conhecida entre os amantes da pesca e da criação de peixes, originária da China e também do sudeste asiático, introduzida em diferentes regiões justamente como peixe de criação, inclusive no Brasil.

Um dos fatores que mais chama a atenção de quem pesca a carpa-capim é justamente o seu tamanho, que pode alcançar até 120 centímetros de comprimento, chegando a pesar alguns quilos. Caso opte pela criação do animal, algumas informações importantes devem ser compreendidas, e é sobre isso que vamos tratar neste conteúdo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é carpa-capim e quais são suas características

Como falamos, a espécie carpa-capim é de água doce, chamando a atenção de entusiastas da aquicultura pelo seu tamanho. É um animal que apresenta um brilho bem exuberante ao longo do seu corpo alongado.

Trata-se de um peixe que se alimenta de vegetação aquática submersa, além de capim e gramas. Inclusive, esse último alimento é consumido em grandes volumes, chegando a representar o equivalente a 90% de seu peso. Justamente por isso é que ganhou o conhecido nome popular.

Outra característica marcante da carpa-capim é o fato de que se trata de um peixe nadador ativo. Normalmente, pode percorrer longas distâncias em busca de alimento, além de contar com habilidades que a permitem saltar fora da água.

Como criar carpa-capim

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a carpa-capim, chegou o momento de apresentarmos dicas úteis para quem deseja começar a criação do animal. A seguir, selecionamos algumas das principais dicas. Confira!

Tanque

A primeira dica se refere ao tamanho do espaço em que a carpa-capim vai ser criada. Deve-se considerar que quanto maior for o tanque, maior poderá ser o tamanho que ela ficará. Portanto, o ideal é disponibilizar locais grandes para poder contar com um peixe saudável e que vá trazer bons rendimentos para a sua propriedade.

Outro ponto relacionado ao tanque é em relação à limpeza. Para que seu negócio seja efetivo, é preciso ter um cronograma pré-estabelecido para sempre higienizar o espaço corretamente ao longo do mês.

Porém, não se esqueça que a utilização de produtos químicos é proibida, pois se trata de uma espécie sensível. A troca da água, entretanto, deve ser feita regularmente, mas não totalmente.

Alimentação

A fim de proporcionar para a sua criação um crescimento saudável e atingir os seus objetivos enquanto negócio, é preciso oferecer uma boa alimentação aos animais. Como vimos, eles se alimentam de gramas, capim e demais vegetais do seu habitat, além de animais aquáticos.

Contudo, como o produtor tem a possibilidade de controlar a alimentação do animal, existe a oportunidade de oferecer uma dieta mais balanceada. Existem rações comerciais que já contam com os nutrientes necessários para a saúde do animal que são fáceis de encontrar e também de oferecer ao peixe. Por isso, muitas vezes, este é o caminho é o mais indicado, mas cabe dizer que vegetais frescos também podem complementar a alimentação da carpa-capim.

Um fator que não pode ser desconsiderado é que dosar e equilibrar a alimentação evita o excesso de excrementos. Com isso, doenças também são evitadas, contribuindo para a saúde e o sucesso da sua produção.

Reprodução

Quanto à reprodução, os acasalamentos ocorrem normalmente quando o animal atinge a sua maturidade sexual, entre 2 e 3 anos. O período mais comum é na primavera, devido à temperatura, que está mais amena, nem muito quente e nem muito frio, girando em torno de 20 a 25 graus.

É nesse período também que ocorre a desova, mas ela pode ser induzida caso você conte com tanques de criação devidamente preparados.

Benefícios e oportunidades da criação de carpa-capim

Existem alguns benefícios e oportunidades que fazem com que a carpa-capim seja um animal considerado lucrativo para a criação. O primeiro está relacionado à facilidade de alimentação da espécie.

Alguns produtores optam pela compra do peixe para a manutenção de canais de irrigação, por exemplo, uma vez que elas naturalmente vão eliminar a vegetação indesejada. Com isso, há economia em produtos químicos e herbicidas, reduzindo bastante o custo do proprietário.

Além disso, é muito tranquilo oferecer alimentação ao animal, tanto com a complementação por meio de vegetais quanto pela facilidade de encontrar ração que vá oferecer os nutrientes necessários. Quando você conta com bons fornecedores, certamente será uma opção que vai fazer com que os resultados que almeja sejam alcançados com mais facilidade.

Por fim, seu crescimento rápido e alta produtividade são duas características de destaque entre os benefícios de criar a carpa-capim. Isso tudo, quando aliado ao mercado em expansão e à carne de alta qualidade que o animal oferece, podem ser boas oportunidades de negócio — até mesmo para aqueles que querem diversificar a produção.

Importância da espécie na piscicultura

Ao longo de todo o material, mencionamos brevemente sobre a alimentação da carpa-capim e o seu uso para evitar com que algumas espécies de plantas aquáticas possam se desenvolver.

Por fazer o controle da vegetação aquática, a carpa-capim é uma ótima aliada em situações nas quais é preciso evitar o crescimento desordenado de plantas. Além disso, ela ajuda também na promoção da qualidade da água por meio da oxigenação e limpeza geral. Portanto, a espécie é muito bem-vinda em criações combinadas com outras espécies, desde que respeitados seus limites e seu comportamento.

Ao buscar por uma espécie para começar as suas atividades, sempre considere quais são aquelas que se adaptam melhor a diferentes ambientes e que também proporcionarão um retorno dentro do prazo que você almeja enquanto produtor.

Nesse caso, é importante entender que a carpa-capim cresce de forma relativamente rápida e também tem capacidade de converter facilmente as plantas em proteína, fazendo com que ela seja bastante atrativa.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre a carpa-capim, sua alimentação, comportamento e os benefícios oferecidos na criação? Com estas informações, você já está um passo mais perto de se tornar um empreendedor da piscicultura no Brasil.

O mais importante é contar com produtos e tecnologias próprias para essa criação. Acesse a nossa loja e saiba como podemos auxiliar!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos