Voltar para a página inicial

Tanques de aquanegócios da Sansuy: como funcionam, como e por que escolhê-los?

Modificado em: maio 31, 2023

Com diferentes estruturas, materiais, formatos e até mesmo cores, os tanques de aquanegócios produzidos pela Sansuy são utilizados para a criação de organismos aquáticos que vão de algas a peixes, passando por uma variedade de espécies. Isso possibilitou o avanço desse mercado ao longo dos anos.

Nas últimas três décadas, a Sansuy deu suporte a esse crescimento com seus produtos, como os diversos modelos de vinitank®. Eles acompanharam a evolução do mercado e da tecnologia, oferecendo soluções de excelência para a aquicultura.

Neste artigo, vamos apresentar os principais tanques de aquanegócios da marca, seus diferenciais, características, e ainda revelar como comprá-los. Siga em frente para saber mais!

Quais são os tanques de aquanegócios da Sansuy?

Os tanques de aquanegócios da Sansuy são distribuídos entre as linhas vinitank® (com “k” no final, derivado da palavra “Tank” em inglês) e vinitanq® (com “q” derivado da palavra tanque rede). A empresa disponibiliza uma variedade de produtos, com características específicas para atender as principais demandas do mercado. Vamos conhecer mais sobre eles!

Vinitank® sem estrutura

Dentro da linha vinitank, a empresa conta com uma família grande de produtos. O modelo mais básico é o vinitank® sem estrutura, um bolsão fabricado em laminado calandrado de PVC flexível com ou sem o reforço com tecido de poliéster de alta tenacidade, para revestimento e impermeabilização de um tanque de terra ou alvenaria que já existe.

Geralmente, é usado quando a construção original trincou, teve algum problema de parede rachada ou, ainda, apresentou vazamento. O vinitank® é útil mesmo sem uma estrutura complexa, já que impermeabiliza todo o tanque que já está construído evitando perdas de água por vazementos e infiltração.

Vinitank® AP

Esse tanque é autoportante (ou seja, sustenta-se por si mesmo), daí o seu nome comercial AP de auto portante. Trata-se de um bolsão feito de lona, laminado calandrado de PVC flexível reforçado com tecido de poliéster de alta tenacidade, em formato circular que deve, simplesmente, ser abastecido com água.

A partir do momento em que o material vai sendo preenchido, o tanque toma forma. Esse produto é muito usado em operações de emergência, seja para apagar incêndios, seja para abasteciemnto de pulverizadores tratorizados e aviões  na agricultura.

Vinitank® XP

O Vinitank XP tem sua estrutura em tela de arames de aço carbono soldados e galvanizados á fogo com abertura de malha quadrada, com ou sem perfis tubulares para reforço. Assim, o bolsão circular se sustenta fixado à tela.

Há, ainda, uma versão do produto com estrutura de material termoplástico, que não sofre ação de corrosão, e também uma opção retangular ou quadrada, a chamada linha  de vinitank® RT. Uma das principais aplicações do vinitank® XP é na produção de organismos aquáticos.

Vinitanq®

A Sansuy também colocou no mercado o vinitanq®. Ele é disponibilizado em dois formatos: tanque-rede ou gaiola. Em ambos os casos, o objetivo é produzir organismos aquáticos, dentro de um corpo d’água maior, como represas, lagos e até no oceano

O vinitanq® pode ser instalado dentro de uma represa usada para geração de energia elétrica, em repesas e barragens rurais ou, até mesmo, no mar, e é confeccionado com telas sannet® e, por ser vazado, precisa ser colocado em corpos d’água naturais ou artificiais.

Como são produzidos os tanques de aquanegócios da Sansuy?

O grande diferencial da família vinitank® é a sua variedade de formas e tamanhos. O mesmo tanque de 6,40m de diâmetro produzido para um cliente pode ser redesenhado atender necessidades diferentes e específicas para cada projeto ou aplicação. Por exemplo, reduzido para 4,80m de diâmetro, caso o comprador disponha de menos espaço.

Outra característica do vinitank® é que o bolsão de lona sai de fábrica preparado para instalação do dispositivo de escoamento e drenagem, posicionado de acordo com a necessidade e especificação de cada cliente. Deve-se analisar o tipo de tubo a ser utilizado e, a partir daí, é criada uma conexão para possibilitar a entrada e a saída d’água de dentro do tanque destinado à produção de organismos aquáticos ou ao armazenamento de água.

Ainda na fábrica, a Sansuy prepara uma vedação para não haver risco de vazamento na instalação das tubulações no bolsão de lona — geralmente, um anel de borracha ou adesivo para tubo de PVC são utilizados na instalação das tubulações de drenagem e ou de abastecimento.

Por que escolher os tanques de aquanegócios da Sansuy?

A variedade de formatos, tamanhos e dimensões é um ponto positivo da Sansuy. Além disso, o produto já vem de fábrica com conexões necessárias e de acordo com o seu projeto no bolsão de lona instalada. Assim, não há necessidade de o consumidor procurar alguém para fazer essa conexão, o que economiza tempo, dinheiro, e garante que não haverá vazamento.

Também é importante destacar a experiência da empresa no segmento. O vinitank® surgiu no início da década de 90, portanto, ao longo desse tempo, a lona passou por processos de melhoria contínua.

Hoje, a formulação da massa do PVC atóxica utilizada na produção da lona é bastante conhecida pelo mercado. No entanto, a Sansuy se diferencia ao proporcionar uma longa vida útil de seus produtos. Em média, um bolsão de tanque dura 12 anos. Ainda assim, há casos de tanques com 25 anos de uso e que continuam em pleno funcionamento.

Qual a importância das cores dos tanques de aquanegócios?

Ao longo de 30 anos de existência do vinitank®, o desenvolvimento de cores adequadas também passou por uma significativa evolução. Antigamente, o produto era disponibilizado em uma grande variedade de cores — azul, preto, cinza, entre outras. Chegou-se, até mesmo, a produzir o vinitank® branco. Logo se percebeu, porém, que nem todas as cores eram recomendadas para determinadas atividades.

A Sansuy fez o primeiro piloto de produção de macroalga marinha no Brasil, em parceria com um cliente. Nessa ocasião, percebeu-se que a lona branca refletia em demasia a luz do sol , além do que a planta precisava. Por conta disso, as folhas das algas marinhas acabaram ficando queimadas, o que deixou claro que a cor da lona fazia diferença.

A partir daí, passou-se a usar o cinza, que diminui a intensidade da luz e simula de forma mais próxima o que acontece naturalmente no ambiente aquático. Assim, tornou-se possível produzir 40% a mais em relação aos resultados obtidos fora do tanque, pois evita o pastoreio por animais que se alimentam de algas

Em razão desse conhecimento adquirido a partir de pesquisas e observações, além do relato dos próprios clientes, hoje as lonas utilizadas para confecção do bolsão do tanque da Sansuy são disponibilizadas somente nas cores cinza e preto — caso os clientes prefiram, os tanques podem ter essas cores voltadas para o lado de dentro.

Como comprar os tanques de aquanegócios da Sansuy?

Algumas linhas mais populares do vinitank®, os modelos mais comumente utilizados, estão disponíveis para compra diretamente na loja da Sansuy. No entanto, os tanques menos procurados demandam uma conversa mais detalhada com os interessados em função das particularidades da aplicação a que se destina.

A Sansuy propõe uma análise e discute com os clientes as melhores soluções para suas necessidades. Para isso, os interessados devem enviar uma mensagem por meio do formulário de contato do site Sansuy Aquanegócio.

Esperamos que o post tenha esclarecido suas dúvidas a respeito dos produtos da marca, especialmente os tanques de aquanegócios. A Sansuy é uma das líderes do mercado no segmento e reconhecida pela sua tradição e qualidade em todos os produtos que disponibiliza, e não poderia deixar de divulgar as principais informações para seus clientes.

Para saber ainda mais, visite o site Sansuy Aquanegócio e aprenda tudo sobre nossos produtos. Aguardamos sua visita!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos