Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Soluções para o Agronegócio

Cobertura para aterro sanitário: entenda a sua importância e como realizar!

cobertura para aterro sanitário

A cobertura para aterro sanitário é um grande desafio e exige cuidados especiais para garantir a devida proteção e evitar impactos ambientais significativos. Trata-se de um fator importante para a regularidade da destinação de resíduos, vertente crucial para a saúde pública.

Nesse contexto, o aterro sanitário é uma obra de engenharia geotécnica que deve seguir padrões elevados para evitar contaminação e proliferação de vetores. Além da impermeabilização da base e drenagem de fluidos, é preciso ter atenção redobrada com a cobertura.

Diante disso, conhecer as alternativas mais adequadas para cobrir os taludes de resíduos é indispensável para os profissionais do setor. Neste post, você vai entender a importância da cobertura para aterro sanitário e as melhores alternativas para realizar esse serviço com excelência!

A importância da cobertura para aterro sanitário

O aterro sanitário é uma obra de engenharia extremamente técnica, ou seja, é um conjunto de atividades e operações que devem seguir rígidos padrões, constituído por cálculos precisos para gerar estabilidade e a destinação final ambientalmente correta.

Uma das etapas operacionais mais importantes nesse contexto é a cobertura do aterro, pois consiste em uma camada superficial que evita diversos impactos ambientais, além de contribuir para a estabilidade das plataformas e a otimização do espaço, fator crucial para a engenharia geotécnica.

As finalidades da cobertura para aterro sanitário

A cobertura para aterro sanitário tem diversas finalidades importantes para garantir a regularidade legal da obra e evitar problemas ambientais. Embora seja uma atividade simples, tem potencial para contribuir e gerar resultados importantes.

Veja as principais finalidades da cobertura nos taludes de um aterro sanitário!

Evitar infiltração da água pluvial

Um dos principais percalços para a operação de um aterro sanitário são os períodos chuvosos, intensos na maioria do território brasileiro. A água pluvial infiltra no solo e eleva a percolação, compromete a estabilidade e sobrecarrega os sistemas internos de drenagem de efluentes.

A cobertura superficial feita por um material impermeável é essencial para evitar esses fatores que podem tornar-se problemas sérios. Por isso, a finalidade da cobertura é reduzir as infiltrações e auxiliar o sistema de drenagem pluvial do aterro.

Importante mencionar que com a cobertura diminui-se o gasto com tratamento final do chorume, pois impede que seja “tratado” também a água que irá se misturar com o chorume. Sem a cobertura, o volume final de tratamento será maior (água+ chorume), o que irá encarecer o processo.

Facilitar a drenagem de gases

A cobertura para aterro sanitário tem o objetivo de evitar a dispersão de gases provenientes da decomposição do resíduo diretamente no ambiente. Por isso, é uma estrutura importante para facilitar a drenagem de gases e evitar problemas com odores.

Contribuir para a estabilidade do maciço

A maioria dos aterros sanitários é construída em plataformas sobrepostas que formam uma estrutura piramidal. Nesse contexto, a estabilidade do maciço é indispensável para evitar problemas estruturais, e a cobertura superficial tem um papel relevante para fins geotécnicos.

Evitar a ação de atividades erosivas

Outra finalidade importante da cobertura para aterro sanitário é evitar a ação das atividades erosivas, principalmente em superfícies inclinadas. A erosão inicia pequenos sulcos que se tornam trincas e rachaduras, capazes de expor o resíduo aterrado e facilitar o vazamento de gases e efluentes.

Evitar a proliferação de vetores

Diversos animais permanecem em um aterro sanitário em busca de alimento, por exemplo, urubus, outros pássaros, insetos e roedores. Esses vetores são causadores de doenças, e uma das finalidades da cobertura do aterro é reduzir a incidência de pragas e, consequentemente, o risco aos colaboradores.

Ser compatível com o ambiente circundante

A cobertura do aterro sanitário deve acompanhar questões topográficas e o relevo circundante, possibilitando a regularidade ambiental. Em outras palavras, o material utilizado na cobertura dos taludes tem a finalidade de proporcionar o equilíbrio com o ambiente natural.

Os principais tipos de cobertura para aterro sanitário

Existem diversas formas para a cobertura do aterro sanitário, que se diferenciam pela composição dos materiais de revestimento. Sendo assim, é fundamental que os profissionais da engenharia façam uma seleção para identificar o geossintético mais adequado para as características do aterro.

Geomembrana

A geomembrana é uma manta de PVC muito resistente a ações mecânicas e químicas, flexível para aplicações em coberturas provisórias e definitivas do aterro sanitário. É um material que pode ser utilizado tanto na impermeabilização da base, quanto na cobertura superficial do aterro sanitário. Neste caso, para cobertura provisória, a Sansuy possui o Vinileve AS, laminado de PVC reforçado com tela de poliéster. E para a cobertura definitiva, o nosso material é o Geocomposto AS.

Geocomposto

O geocomposto é uma estrutura drenante feita a partir de mantas têxteis e uma tela plástica, eficiente para facilitar a drenagem laminar. Embora não seja impermeável, é uma opção para a cobertura do aterro sanitário. O material da Sansuy não é um geocomposto drenante, para isso existe a necessidade de um meio drenante, ou seja, vasos entre a parte impermeável e o geotêxtil, para que a água percorre.

Solo argiloso

O solo argiloso também é utilizado para cobertura do aterro sanitário. No entanto, para ter eficiência, exige a compactação realizada por máquinas e um coeficiente de permeabilidade específico. Por isso, a aplicação desse tipo de cobertura requer atenção especial. No caso de coberturas provisórias feitas com solo, o grande problema está na espessura da camada necessária, fazendo com que se perca muito volume útil do aterro, ou seja, a cada camada de solo que é feita, perde-se muito espaço que poderia estar sendo ocupado por lixo. Ao usar o produto da Sansuy, por ser um laminado de pouca espessura, aproximadamente 0, 40mm, não tem esse problema, praticamente o aterro será ocupado totalmente por lixo.

Solo cimento

Outra alternativa para cobertura do aterro sanitário é o solo cimento, que consiste em uma mistura entre o solo, de cimento e água. Na proporção correta, essa composição aumenta a impermeabilidade do solo e permite a construção de superfícies resistentes.

Solo compactado

O solo compactado também pode ser utilizado para cobertura do aterro sanitário, entretanto é um tipo de procedimento que deve ser bastante específico. Ou seja, é preciso compactar frequentemente para evitar deformações e expor o talude ao intemperismo.

No caso de coberturas provisórias feitas com solo, o grande problema está na espessura da camada necessária, fazendo com que se perca muito volume útil do aterro, ou seja, a cada camada de solo que é feita, perde-se muito espaço que poderia estar sendo ocupado por lixo. No caso de coberturas provisórias com o laminado reforçado Sansuy, por ser um laminado de pouca espessura, aproximadamente 0, 40mm, não tem esse problema, praticamente o aterro será ocupado totalmente por lixo.

Sansuy: melhor opção para cobertura de aterro sanitário

A qualidade dos materiais para cobertura do aterro sanitário é imprescindível para garantir a devida proteção dos taludes — é preciso contar com produtos confiáveis, duráveis e resistentes para suportar a ação do tempo: chuva, sol e umidade.

Para tanto, a Sansuy é a melhor alternativa, pois atua há mais de 55 anos oferecendo produtos de alto desempenho para diversos segmentos profissionais. Para a cobertura do aterro sanitário, a Sansuy produz soluções tanto para a cobertura provisória, quanto para a definitiva, que são:

Vinigeomanta AS

ideal para cobertura definitiva, composta por geomembrana de PVC e geotêxtil, com alta resistência mecânica, flexibilidade e ótimo custo-benefício. Confira algumas vantagens e benefícios:

·        Elevada resistência mecânica: previne o risco de ocorrências de danos mecânicos na sua instalação;

·        Drenagem de líquidos e gases no plano tangencial ao geocomposto;

mercado agroPowered by Rock Convert
logística no agronegócioPowered by Rock Convert

·        Sistema modular: apresenta redução do tempo de instalação, minimizando o trabalho de mão de obra e as perdas devido ao alto controle da soldagem em fábrica;

·        As emendas em campo podem ser feitas de várias formas: termofusão (máquina de cunha quente e soprador de ar quente), soldagem química a frio e até adesivação para pequenos reparos;

·        Elevado coeficiente de atrito;

·        Permite a redução da espessura da geomembrana para uma determinada aplicação atendendo mesmo assim as premissas de resistência mecânica constantes no projeto;

·        Produto com alta planicidade: não apresenta rugas (ondulações) na instalação bem como em ambientes de grande variação de temperatura;

·        Permite fácil acabamento nas interferências;

·        Aplicação: Em casos específicos, vinigeomembrana promove aderência do concreto projetado, eliminando a utilização de formas.

Vinileve AS

Laminado de PVC resistente, impermeável e de fácil instalação para cobertura provisória de taludes no aterro sanitário. Algumas vantagens e benefícios:

·        Reduzir a geração de percolado;

·        Redução de custo com o percolado;

·        Minimizar a emanação de odores;

·        Diminuir a movimentação de solo;

·        Menor perda de área útil, devido à redução de uso do solo;

·        Facilidade no manejo, dobras e armazenagem;

·        Facilidade de execução de emendas;

·        Facilidade de reparo com manchões;

·        Rapidez no recorte e readequação das peças;

·        Flexibilidade com perfeita adequação ao RSU;

·        Redução do impacto visual devido à cor verde;

·        Redução significativa de erosão nos taludes;

·        Evita lixo exposto, que tem como consequência a aproximação de vetores e aumento na geração de chorume;

·        Redução de emissão fugitiva de biogás, aumentando a eficiência de captação;

·        Redução de custos com horas de máquinas, transporte de material, mão de obra, no processo de retrabalho para correção de erosões;

·        Velocidade de escoamento das águas de chuva, ajudando no direcionamento do seu fluxo para o sistema de drenagem.

As geomembranas produzidas pela Sansuy são desenvolvidas em processos modernos e com foco na qualidade, para proporcionar durabilidade e desempenho. Por isso, são perfeitas para utilizar nas operações no aterro sanitário e garantir a completa proteção dos taludes, seja provisória, seja definitiva.

A cobertura para aterro sanitário é indispensável para a engenharia e favorece a estabilidade, a organização e elimina diversos riscos. Portanto, é algo que não deve faltar para ter eficiência e evitar impactos ambientais significativos.

Gostou do artigo? Se você deseja conhecer mais sobre as melhores soluções para sua empresa, entre em contato conosco! Saiba como podemos ajudar a aperfeiçoar as suas atividades!

ebook-hidroponiaPowered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *