Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades

Piscinas

Não perca 8 dicas para fazer uma decoração de piscina impecável

decoração de piscina

Uma piscina por si só já dá uma nova cara para sua casa. Além de ser um ambiente perfeito para se refrescar e aproveitar com a família e amigos, ela transmite um charme especial. Para deixar o espaço ainda mais convidativo, investir em uma bela decoração de piscina é um ponto que não pode ser descartado.

No entanto, como se trata de uma área externa, que passará pelas quatro estações do ano, é importante ter em mente itens que garantam que combinarão com o espaço em qualquer época. Iluminação, paisagismo, móveis e outros itens podem agregar ainda mais valor ao ambiente.

Para auxiliar neste processo de escolha, preparamos este artigo em que listamos 8 itens fundamentais para tornar sua piscina um espaço perfeito em sua casa. Confira!

1. Decore as bordas da piscina

Uma das formas de dar uma nova cara a sua piscina é investir em vinis decorativos. Tratam-se de lonas de PVC feitas especialmente para revestir a sua piscina e a borda. Escolhendo o modelo ideal de estampa, ele garantirá mais alegria e inovação ao espaço.

Como são feitos em vinil, eles possuem durabilidade mesmo estando constantemente molhados. Há, no mercado, uma variedade extensa de modelos, todos trazendo grande facilidade de aplicação.

2. Saia do tradicional azul-claro

Outra forma de dar um novo aspecto á piscina e seu entorno é investindo em lonas de PVC decoradas. Há tempos que aquele azul-claro deixou de reinar absoluto nas piscinas, dando espaço para peças com espaços e desenhos geométricos.

Além disso, você pode apostar em outras cores que estão virando tendência, como o verde e o branco, que entregam um efeito minimalista. Há, inclusive, opções de estampas vintage que transformarão sua piscina em uma verdadeira obra de arte.

3. Invista em um deck

Um deck dará um ar sofisticado à área e garantirá um espaço a mais para se confraternizar com os amigos e fazer aquele churrasco nos finais de semana.

Há diversos tipos de materiais que podem ser usados, e é importante você estar atento a sua durabilidade ao ar livre e resistência a água. Às vezes, é melhor gastar um pouco mais e ter a certeza que terá um produto de longo prazo.

Além da tradicional madeira, há materiais plásticos que podem ser usados na construção. Se sua preferência é por pouca manutenção, invista na cerâmica que imita o estilo amadeirado. Ele não dará todo o charme do deck tradicional, mas deixará sua piscina com um capricho a mais.

Tenha também guarda-sóis ou toldos para garantir que o espaço possa ser aproveitado o dia todo, mesmo nos dias e estações mais quentes do ano.

4. Não abra mão de móveis

Nada como sentar à beira da piscina numa tarde ensolarada. Para que o conforto seja completo, invista na compra de móveis externos: eles são mais duráveis e foram projetados exclusivamente para ficarem expostos aos efeitos do sol e da chuva sem apresentarem problemas.

Quando for escolher os móveis, prefira aqueles feitos em fibra sintética e em alumínio, que apresentam muito mais resistência se comparados aos feitos em madeira ou fibra natural e ferro. Além disso, almofadas deverão ser feitas com tecidos impermeabilizados. Isso garantirá que elas poderão ser usadas mesmo pelas pessoas molhadas pela piscina.

5. Crie um ambiente aconchegante

A piscina já torna o ambiente de nossos lares muito mais convidativo. Porém, ele pode ser ainda melhor com a compra de poltronas, espreguiçadeiras, chaises, pufs, bancos, balanços e tantos outros itens (lembrando sempre de considerar os materiais duráveis citados anteriormente quando for fazer a escolha).

Se você quer relaxar totalmente, não se esqueça de uma boa rede. A falta de árvores não é mais problema, já que existem suportes específicos no mercado para sua colocação.

6. Tenha requinte com uma cascata

Uma das melhores formas de dar um novo visual à sua área da piscina é investindo numa cascata. No entanto, definir qual o modelo ideal não é das tarefas mais fáceis, já que existem vários tipos no mercado.

Entre os modelos, você poderá encontrar os de alvenaria, vidro, pedras naturais, e PVC. Como ela utiliza água da própria piscina, é importante estar atento ao fato que cada material reage de uma maneira aos produtos usados no tratamento da piscina. Prefira aqueles que exigem menor manutenção, mas jamais abra mão do estilo!

7. Tenha uma iluminação especial

Uma forma de garantir um charme especial à decoração de piscina é investir em sua iluminação. Além de criar efeitos fantásticos, ela garante mergulhos noturnos seguros. Contudo, para que de fato a iluminação contribua para a decoração da piscina, é necessário que este investimento seja planejado.

No mercado, é possível adquirir modelos de projetores, refletores e lâmpadas especiais para uso externo. Procure iluminar pontos considerados importantes e que darão, de fato, um efeito especial à sua piscina. Refletores verdes, por exemplo, quando direcionados para as árvores, são um show à parte.

Para piscina, o mais indicado é iluminação em fibra ótica. Elas são consideradas as mais modernas que existem no mercado, destacando-se principalmente pela segurança. Além da iluminação subaquática, invista também na iluminação perimetral da piscina, com fitas de fibra ótica que são instaladas em todo o contorno da piscina. Ela ficará linda!

8. Transforme sua piscina em um oásis

Para ter uma decoração de piscina impecável, não deixe de fora plantas decorativas. Um bom paisagismo no entorno desta área dará mais alegria e frescor, tornando o ambiente convidativo e relaxante, assemelhando-se a um oásis.

Neste quesito, porém, é necessária atenção: se for investir em palmeiras para deixar o espaço com cara de ambiente praiano, prefira espécies que não causam sujeira e resistem tanto ao frio quanto ao calor. Neste ponto, as melhores opções no mercado são a palmeira-fênix e a jerivá. Elas atingem altura máxima de quatro metros e darão uma sombra maravilhosa nos dias de forte calor e sol.

Já para quem quer vida e muita cor, a dica é pelas flores. Prefira aquelas que exigem baixa manutenção como hibiscos, gardênias, abélias, orquídeas e a strelitzia. Para aqueles que gostam de renovar o ambiente frequentemente, há os buxinhos e o pingo de ouro, que podem ser plantados em vasos e, inclusive, aceitam podas artísticas.

Uma dica é evitar ter, próximo à piscina, árvores cujas folhas caem constantemente. Isso exigirá uma manutenção ainda mais frequente da piscina para que a água esteja sempre em plenas condições de uso.

Como vimos, há inúmeras maneiras de melhorar o visual de sua piscina e deixa-la ainda mais convidativa. Porém, de nada adianta se a água não estiver limpa. Uma forma de garantir que a limpeza seja mais duradoura é investindo numa capa eficiente para a piscina. Ela evitará que folhas e insetos caiam enquanto a piscina não estiver sendo usada.

Uma solução eficaz é investir em uma lona. Neste quesito, a Sansuy é especialista e possui produtos de qualidade e com as melhores certificações do mercado. Curta agora mesmo nossa página no Facebook e conheça todas as maneiras de integrar este item à decoração de piscina na sua casa!