Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades

Manta

Impermeabilização de tanques com vinimanta traz vantagens para o agronegócio

impermeabilização de tanques com vinimanta

Principal utilidade da adoção de impermeabilização de tanques, lagoas e reservatórios com vinimanta Sansuy na irrigação e na produção de organismos aquáticos é a formação de uma barreira contra infiltração e perdas desnecessárias de água, fator essencial para a atividade em períodos de estiagem.

 

Com importante foco na aquicultura, a Sansuy, tradicional fabricante de laminados flexíveis de PVC e seus manufaturados, apresenta um sistema integrado de criação de organismos aquáticos em tanques e viveiros escavados, recobertos e impermeabilizados com vinimanta. Trata-se de uma geomembrana, manta de PVC destinada ao bloqueio das perdas de água por infiltração em tanques, reservatórios, viveiros, lagoas, canais de irrigação para o armazenamento de água, sistemas de irrigação para horticultura e floricultura, e unidades de produção de organismos aquáticos com manejo intensivo.

“Produzida a partir de um composto de PVC, aditivos, plastificantes e estabilizantes que lhe confere propriedades particulares de flexibilidade e resistência, a vinimanta é indicada para a impermeabilização de reservatórios e como barreira contra infiltração e perda de água”, explica Marcelo Castagnolli, gerente de produto da Sansuy. “Para aquicultura é fornecida com formulação específica para produção de organismos aquáticos.”

Seus benefícios podem ser ampliados se for acoplada em uma das faces a um geotêxtil não tecido, formando um geocomposto, o que garante maior resistência ao puncionamento ou rompimento. Além disso, pode ser acomodada de acordo com o relevo, o que possibilita efetuar reparos com facilidade, mesmo próximo a tubulações, ralos e cantos. A vinimanta é confeccionada em painéis ou módulos, conforme detalhado nos projetos executivos, elaborados para cada aplicação com o intuito de reduzir as operações de solda no local da obra, minimizando o tempo e o custo da mão de obra na instalação.

“São cuidados que possibilitam o aumento da capacidade das unidades produtivas e o consequente aumento da produtividade do empreendimento aquícola. Ainda permitem maior controle sobre as etapas e a biossegurança da atividade”, avalia Castagnolli.

Tanque instalado sob galpão

No sistema integrado de criação de organismos aquáticos desenvolvido pela Sansuy, o tanque é instalado sob o viniarco, galpão construído com estrutura treliçada, fabricada com perfis tubulares de aço carbono galvanizado a fogo, sem colunas intermediárias e acesso através de amplas portas de correr, projetadas para atender as necessidades de cada projeto.

A cobertura do viniarco é confeccionada com laminados reforçados de PVC flexível, podendo ser translúcido, transparente ou “block out” – material desenvolvido para impedir a passagem da luz do dia, permitindo total controle sobre o fotoperíodo. O projeto do galpão conta ainda com janelas laterais fabricadas com tela sannet para impedir o acesso de predadores aos tanques de produção de organismos aquáticos, fechadas com cortinas confeccionadas com o mesmo material da cobertura.