Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades

Piscicultura

Entenda quando adquirir uma lona sob medida para aquicultura

lona sob medida

A aquicultura exige um planejamento adequado e o uso das soluções mais indicadas. Assim, é possível garantir a segurança e os bons resultados. Entre os diferentes processos, estão a aquisição e a utilização de uma lona sob medida.

Apesar do nome popular, esse produto é, na verdade, uma geomembrana. Trata-se de uma opção necessária para a segurança, qualidade e praticidade. Escolhida de forma personalizada, ajuda a revestir tanques escavados e oferece as condições exigidas para a criação de peixes e outros organismos.

Para entender melhor, descubra o papel dessa lona para a aquicultura e saiba como deve ser o processo de escolha.

A importância de lonas sob medida

Escolher uma geomembrana feita de tamanho personalizado é importante por dois fatores principais. O primeiro é a proteção contra vazamentos. No caso de tanques escavados, é uma forma de reduzir a perda de água, ao mesmo tempo em que a estrutura é mantida.

Outro aspecto tem a ver com a praticidade. Esse é um recurso fácil de ser instalado, já que tem dimensões específicas. A aplicação é mais simples do que uma compra em bobina, a qual demanda soldagem em toda a área. Com isso, é possível obter muita rapidez no processo de instalação e garantir estanqueidade no sistema.

A lona sob medida na piscicultura

Especificamente em relação à aquicultura, a lona sob medida ajuda a garantir a realização de diversos processos e ainda mantém a qualidade de produção.

É ideal para quem utiliza tanques escavados, por manter a estabilidade e evitar a perda de água. Já que tanques escavados são mais simples e econômicos, a escolha amplia a viabilidade do processo.

Também é uma alternativa capaz de melhorar a qualidade dos resultados na piscicultura. Em um tanque escavado sem proteção, pode acontecer de o peixe nadar com o fundo de terra. Como resultado, há um levantamento de poeira, o que coloca minerais em suspensão na água.

Então, ocorrem possíveis machucados nas brânquias, o que leva a lesões e hemorragias. Além disso, o peixe começa a produzir muco para se defender. O fluido cobre os filamentos branquiais e pode até atrapalhar a respiração. Sem a troca de oxigênio adequada, o desenvolvimento do peixe é prejudicado.

Por outro lado, o uso de uma geomembrana sob medida impede que todos esses problemas aconteçam. Inclusive, é algo que facilita a limpeza da superfície, de forma prática e segura. Então, há uma melhoria nas condições do ambiente para os organismos aquáticos, o que favorece a produção.

A escolha da lona sob medida

Depois de reconhecer os benefícios de utilizar a geomembrana, é fundamental entender como escolhê-la corretamente. É preciso considerar alguns fatores principais, responsáveis por garantir os melhores resultados. Para não ter dúvidas, veja o que avaliar quanto à lona sob medida.

Dimensões

Em primeiro lugar, é essencial conhecer quais são as dimensões necessárias para cada local. O recomendado é fazer um esboço com o tamanho exigido do material, de modo a selecionar uma opção que já venha montada de acordo com as referências.

Isso é importante porque, em muitos casos, as dimensões exigem a aquisição de produtos específicos. Também é preciso garantir que o material cubra toda a superfície utilizada, de modo a melhorar a qualidade do ambiente para os organismos.

Reservatório

Outro aspecto a ser observado é o reservatório. Entender suas dimensões, seu formato e suas necessidades faz toda a diferença.

A recomendação é realizar um desenho para ter visibilidade sobre o local e sobre qual é a solução indicada. Um tanque escavado bem instalado depende ainda de ângulos taludes para que a geomembrana se acomode perfeitamente.

Profundidade da água

Outro elemento para considerar é a profundidade da água. Quanto maior for esse número, maiores serão as dimensões da lona sob medida. Também será preciso contar com um material de qualidade reforçada, para manter a estabilidade e a segurança. Com boa aderência e muita proteção, a prevenção contra perda de água e a facilidade de aplicação são garantidas.

Operações de manejo

Além de tudo, considere quais são as atividades ligadas ao manejo para escolher corretamente a lona sob medida. A intenção é que todas as ações possam ser executadas conforme o esperado, como é o caso da limpeza.

Também convém avaliar se é preciso realizar outras ações, como usar uma rede com tralha de chumbo ou o arraste de algum material. A partir disso, é possível selecionar uma alternativa que impermeabilize e proteja com qualidade.

Características físicas

Para completar, considere outros aspectos — destacadamente, aqueles relacionados às qualidades físicas do produto. É importante, por exemplo, que o material seja impermeável, resistente a rasgos e capaz de suportar a quantidade de água necessária.

A cor também é relevante, já que opções na coloração correta impedem a reflexão excessiva de raios solares e de calor. Ainda é indispensável considerar o tamanho, que deve ser personalizado e capaz de atender às exigências do tanque escavado.

A lona sob medida da Sansuy

Ao falar sobre o material para a impermeabilização de tanques escavados, a Sansuy é uma das maiores referências do mercado. Com tecnologia e experiência, a marca produz uma geomembrana de alta qualidade, conhecida como vinimanta®.

Além de evitar o vazamento de água e garantir praticidade no uso, esse produto tem algumas vantagens e diferenciais. Veja quais são alguns dos principais:

Composição e qualidade

A vinimanta® é feita a partir de um composto de PVC, aditivos, estabilizantes e plastificantes. Isso confere grande maleabilidade, capacidade de adaptação e impermeabilidade. Assim, é essencial para evitar vazamentos e garantir a estrutura de tanques escavados.

Para a aquicultura, apresenta uma formulação diferenciada e totalmente segura. Trata-se de um produto único e que é muito mais que uma lona sob medida.

Confecção personalizada

Outro ponto de destaque é que a vinimanta® é produzida de acordo com o projeto executivo do tanque. Ela é fabricada tanto em painéis quanto em módulos, segundo cada exigência.

Mais que apenas ser oferecida no tamanho ideal, portanto, ela é vendida de forma a proporcionar a instalação mais simples possível. Isso acelera o processo e faz com que o tanque entre em operação em pouco tempo.

Custo-benefício reforçado

As características dessa geomembrana fazem com que ela garanta um excelente custo-benefício para os produtores. Como diminui as operações de solda, também reduz o tempo de instalação e o gasto com mão de obra. Além disso, melhora o ambiente para os organismos aquáticos e ajuda a aumentar o nível produtivo.

Como é capaz de gerar economia e reforçar a produção, é uma opção com um custo-benefício diferenciado e que favorece a instalação dos tanques.

Adquirir uma lona sob medida para aquicultura sempre vale a pena por causa de seus benefícios. Como traz segurança, praticidade e economia, garante melhores condições de produção.

Como escolher a vinimanta® é a melhor decisão nessa hora, e faça seu pedido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *